Num comunicado de imprensa recebido na nossa Redacção, a Action Aid afirma estar a trabalhar com o Governo e outras organizações para melhorar a higiene nos campos de assentamento, onde muitas das 100.000 pessoas evacuadas pela enchente ainda vivem em tendas e abrigos provisórios.
O comunidado que temos vindo a citar refere ainda que além de fornecer tanques para água potável e materiais para latrinas de uso emergencial, a ActionAid está a usar o teatro e a rádio para informar os moradores dos centros de reassentamento sobre medidas simples com que podem proteger a sua própria saúde.
âA rádio comunitária de Mutarara está a transmitir duas vezes por semana programas preparados pela ActionAid com informações sobre higiene e prevenção da cólera. Um dos programas é veiculado em português e outro na língua local, chisenaâ, frisa.
O comunicado destaca que a organiza챌찾o distribuiu nos reassentamentos rádios doados pela FreePlay. Os rádios s찾o abastecidos por energia solar e manivela para garantir que todos possam ouvir os programas sem necessidade de baterias ou eletricidade.
âO Grupo de Teatro do Oprimidoâ em parceria com a ActionAid, está a viajar pelos centros de reassentamento com um espetáculo que usa a música, o humor e a dança para informar ao público sobre os perigos da doença. O grupo já se apresentou no campo de trânsito de Dziwe-Dziwe, no reassentamento Bawe-Sede, no novo campo Bawe 3 e na praça do mercado de Mutararaâ, frisa.
âDois tanques de água instalados pela ActionAid em Dziwe-Dziwe serão mantidos na região e reabastecidos diariamente. Apesar de Dziwe-Dziwe não ser mais um campo de trânsito, a decisão foi tomada após os moradores locais terem sido vistos banhando-se e lavando pratos nas águas contaminadas das margens do rioâ, frisa.
A ActionAid afirma ainda ter adquirido 430 rolos de plástico, de 50m de comprimento e 2m de largura que ser찾o usados em parceria com outras institui챌천es para constru챌찾o de 2.580 latrinas, que ir찾o beneficiar as vítimas das cheias no distrito de Mutarara, província de Tete. Ainda de acordo com aquela organiza챌찾o n찾o-governamental, o Governo mo챌ambicano vai fornecer 10 toneladas de lajes para completar o conjunto dos banheiros emergenciais necessários para aliviar o sofrimento das vítimas.