Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: O CIDADÃO DIFERENTE
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: sao_percheiro25  (Mensaje original) Enviado: 03/03/2008 19:38

Foi instalado hoje (16), em Brasília, o Comitê de Ajudas Técnicas, voltado às pessoas com deficiência. Integrantes da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde, ligada à Presidência da República), especialistas no assunto e membros da sociedade civil participam de discussões para desenvolver tecnologias que facilitem o dia-a-dia dessas pessoas.

Falar em ajuda técnica n찾o se resume em uma cadeira de rodas ou em um aparelho auditivo. Trata-se de todos os instrumentos que possibilitem a inclus찾o das pessoas com defici챗ncia na sociedade. Uma pessoa que tenha uma defici챗ncia na m찾o, por exemplo, e n찾o consiga abotoar uma camisa, terá um aparelho especializado para isso. A partir da disponibiliza챌찾o desses equipamentos, limpar a casa, lavar roupas e brincar com animais domésticos ser찾o atividades fáceis de executar.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Antonio Nunes Barbosa Filho, é importante que, além estar disponíveis no mercado, os equipamentos obede챌am a padr천es de qualidade da norma internacional ISO 9.999. Atualmente, existem produ챌천es nacionais isoladas dessas mercadorias. Para o professor, o intuito do comit챗 é integrar essas a챌천es e difundir esses conhecimentos para a sociedade brasileira.

Segundo dados do censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 24,6 milhões de pessoas com deficiência. Nem todas têm poder aquisitivo para adquirir equipamentos que os auxiliem nas tarefas cotidianas. Por isso, de acordo com a coordenadora nacional da Corde, Izabel Maior, o Sistema Único de Saúde (SUS) – que já é um grande comprador de equipamentos de ajuda técnica – poderá disponibilizar de graça para a população produtos de qualidade, na medida em que a fabricação avançar.

Com as discussões, podemos aprimorar os equipamentos para que cheguem ao mercado com qualidade, certificado e um custo correspondente à realidade nacional, acessível para o SUS”, disse.

A reuni찾o do Comit챗 de Ajudas Técnicas vai até amanh찾, quando ser찾o decididos prazos para os próximos encontros e as metas a atingir.

É bom que assim seja, que a pessoa se sinta integrada na sociedade a que pertence, e não um objecto sem qualquer préstimo.

O mundo tem de olhar para este problema grave de frente, sem demoras, e pensar que n찾o se pode fechar simplesmente os olhos a um problema que atinge milh천es de pessoas.

S찾o Percheiro



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados