Um Centro de Biotecnologia deverá ser criado em Mo챌ambique com apoio técnico e científico de Cuba.
O facto foi anunciado hoje, em Havana, no 창mbito da visita oficial de tr챗s dias que o Presidente mo챌ambicano, Armando Guebuza, efectua desde Segunda-feira a Cuba, a convite do seu homólogo, Raúl Castro.
Guebuza visitou hoje o Centro de Engenharia e Biotecologia, o Instituto cubano de Oftalmologia Ramon Pando Ferrer e reuniu com os Embaixadores africanos acreditados em Cuba.
De acordo com o Ministro da Ciencia e Tecnologia, Venancio Massinga, que integra a delegacao presidencial, Mocambique vai enviar brevemente técnicos nacionais para se especializarem em biotecnologia e eploararem a experi챗ncia de Cuba neste sector.
Neste momento, dois técnicos cubanos est찾o a trabalhar em Mo챌ambique, no distrito de Moamba, provincia de Maputo, na área de produ챌찾o animal, sendo expectativa do Governo com a cria챌찾o do centro alargar a interven챌찾o para outras áreas.
Por outro lado, Cuba vai testar, ainda este ano, com o aval do Governo mo챌ambicano, uma vacina oral contra a cólera em Mo챌ambique em crian챌as e jovens com idades que variam de 2 a 18 anos.
Mo챌ambique vai enviar ainda este ano oftalmologistas para se subespecializarem em várias sub-áreas do sector, incluindo audiologia.
O objectivo, segundo o Ministro da Saúde, Ivo Garrido, que também integra a delega챌찾o presidencial, é minimizar a gritante car챗ncia de médicos especialistas no pais.
Em Mocambique há um oftalmologista para um milh찾o de pessoas.
O Chefe do Estado mo챌ambicano termina a sua miss찾o amanh찾 com visitas a Empresa Pecuária Genética, na provincia de Matanzas, e a Varadero, onde receberá informa챌찾o sobre o desenvolvimento do turismo, outra área de interesse para o país.