Maputo, 07 Mar (Lusa) - Um ciclone tropical denominado "Jokwe" deverá atingir este fim-de-semana o norte de Mo챌ambique com ventos superiores a 120 quilómetros por hora, alertou o Instituto Nacional de Meteorologia.
O ciclone está a atravessar o Canal de Mo챌ambique, proveniente de Madagáscar, e deverá afectar todos os distritos costeiros da província da Zambézia, incluindo a cidade de Quelimane (centro) e o porto do norte de Nacala.
Algumas destas regi천es est찾o próximas do vale do Zambeze, onde mais de 100 mil pessoas foram afectadas pelas recentes cheias.
O INAM considera, no entanto, que os efeitos da tempestade tropical poder찾o n찾o ter o mesmo impacto que as cheias, resultantes da intensa queda de chuvas no Malaui, Z창mbia e Zimbabué desde finais do ano transacto.
A persistente queda de chuvas, cujo pico foi o m챗s de Fevereiro, for챌ou a Hidroeléctrica de Cahora Bassa a abrir as suas comportas, provocando inunda챌천es no vale do Zambeze.
O Centro de Aviso de Tuf찾o da Marinha dos Estados Unidos indicou, há dias, que depois de na manh찾 de quinta-feira ter atravessado com for챌a a Ilha de Madagáscar, o ciclone "Jokwe" diminui de intensidade.
Ao atingir Madagáscar, a velocidade inicial do vento era de 55 nós, o equivalente a 100 quilómetros/hora, com a rajada de 65 nós, correspondente a 120 quilómetros por hora.
A Ilha de Madagáscar, localizada ao longo do Oceano Índico, foi recentemente atingida pelo ciclone "Ivan", com ventos na ordem dos 200 quilómetros por hora, que provocaram cerca de meia centena de mortos e deixaram 145 mil pessoas sem casas, além de destruirem vários edifícios e postes de electricidade.
O INAM previu, no entanto, que, ao aproximar-se da costa mo챌ambicana, a velocidade de vento da tempestade tropical "Jokwe" poderá atingir até 140 quilómetros/hora, com rajadas de até 167 quilómetros por hora.
Em Fevereiro o ciclone "Favio" atingiu Mo챌ambique com ventos superiores a 180 quilómetros por hora, provocando quatro mortos e mais de 70 feridos e a destrui챌찾o de muitas casas e edifícios públicos na província de Inhambane (sul).
MMT.
Lusa/Fim