Morreu ao fim da manhã de ontem, em Maputo, vítima de doença, o Professor Doutor Fernando dos Reis Ganhão, quadro sénior do Partido Frelimo.Maputo, Sábado, 5 de Abril de 2008:: Notícias
Nacionalista exemplar, académico brilhante e de uma extraordinária universalidade, Fernando Ganh찾o tornou-se militante da Frente de Liberta챌찾o de Mo챌ambique (FRELIMO) desde os tempos da luta armada, tendo ajudado a formar vários quadros nas escolas da organiza챌찾o, tanto na Tanzania como no interior do país.
Após a independência nacional foi nomeado pelo falecido Presidente Samora Machel para o cargo de Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, sendo o primeiro na função que exerceu com brio e profissionalismo. Foi sob a sua direcção, aliás, que a UEM, numa fase bastante crítica da sua vida, face à total ausência de professores nacionais, conseguiu, apesar destas adversidades, se afirmar como uma grande instituição do Ensino Superior e virada para a verdadeira moçambicanidade, tendo fornecido ao país centenas de quadros para as diferentes esferas de desenvolvimento económico e social do país.
Membro do Comité Central da Frelimo, Fernando Ganhão pertenceu à Comissão Permanente da Assembleia Popular, actual Assembleia da República.
Figura igualmente ligada ao desporto, foi, desde 1979, altura da sua funda챌찾o, Presidente do Comité Olímpico de Mo챌ambique e actualmente seu presidente honorário.