Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: MOÇAMBIQUE-COOPERAÇÃO COM VIETNAME
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 06/04/2008 00:31
A assinatura de tr챗s acordos de coopera챌찾o entre Mo챌ambique e a República Socialista do Vietname marcaram o início, ontem, da visita de Estado do Secretário-Geral do Partido Comunista vietnamita, Mong Duc Manh, ao nosso país. Os acordos incidem sobre o sector da Educa챌찾o e forma챌찾o de quadros, isen챌찾o de vistos para passaportes diplomático, oficiais e de servi챌os e ainda o estabelecimento de uma comiss찾o mista de coopera챌찾o.
Maputo, Sábado, 5 de Abril de 2008:: Notícias
Atendendo ao princípio de complementaridade no sector da Educa챌찾o, os dois países entenderam estabelecer uma plataforma de coopera챌찾o que inclui assist챗ncia técnica através da vinda a Mo챌ambique de professores especializados em diversas áreas, com destaque para ci챗ncias exactas, agricultura e outras áreas do saber.
Segundo uma fonte da diplomacia mo챌ambicana, a ideia é refor챌ar ainda mais a forma챌찾o técnico-profissional, no quadro da cria챌찾o do auto-emprego.
Em contrapartida, Moçambique deverá enviar àquele país professores para leccionarem a língua portuguesa em universidades vietnamitas, para além da criação de condições de estágios para docentes em institutos de formação de professores no nosso país.
“Existe uma componente de troca de estudantes em contingentes e áreas ainda por serem confirmadas. Neste caso concreto, Moçambique aposta nas áreas de formação em Agricultura, Engenharia, Saúde, Construção, Medicina Verde e Investigação Científica”, referiu a fonte.
Outros dois acordos s찾o a cria챌찾o da comiss찾o mista de coopera챌찾o para coordenar, controlar e avaliar as decis천es que os dois países tomam em matérias de coopera챌찾o e isen챌찾o de vistos.
O Presidente Armando Guebuza, que na companhia do Secretário-Geral do Partido Comunista de Vietname testemunhou a assinatura dos acordos, referiu, em declara챌천es a Imprensa, que as conversa챌천es acabadas de terminar com a delega챌찾o vietnamita passaram em revista a coopera챌찾o entre os dois países, impulsionadas pela visita que o estadista mo챌ambicano efectuou ao país asiático.
“Constatamos com muita satisfação que se registam progressos assinaláveis nos domínios acordados em Janeiro de 2007, nomeadamente na Saúde, Agricultura e Educação e Cultura. Constatamos igualmente que há espaço para ampliar e diversificar a nossa cooperação”, disse Armando Guebuza.
Disse ainda que os acordos acabados de assinar vão facilitar a troca de delegações e permitir mais contactos entre os cidadãos dos dois países. “Estamos convencidos que o ambiente de amizade e relações prevalecentes entre os nossos dois países propiciam a elevação desta cooperação a outros níveis”.
Enquanto isso, o Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietname disse que a sua visita constitui a manifestação de solidariedade e amizade com Moçambique. “Os dois países, apesar da distância geográfica um do outro, têm excelentes relações”.
Refira-se que o Secretário-Geral do Partido Comunista de Vietname chegou a meio da tarde de ontem, tendo sido recebido no Aeroporto de Maputo pelo Presidente da República, perante uma moldura humana que o agraciou com actividades culturais.
Ainda ontem, Mong Duc Manh e sua delegação foram obsequiados com um banquete de Estado, enquanto para hoje tem na agenda a deposição de uma coroa de flores na Praça dos Herois Moçambicanos, encontro com o Presidente da Assembleia da República e uma palestra na Escola do Partido Frelimo. Amanhã, último dia da visita, está prevista a assinatura de acordo de cooperação com o Partido Frelimo e visita à União Geral das Cooperativas.
Moçambique e Vietname têm uma cooperação histórica que data desde os tempos da Luta Armada de Libertação Nacional (apoio político), passando para o pós-Independência, sendo que sempre se incidiu sobretudo no sector da Educação e formação de quadros.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/152800


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados