Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Mais uma vez: biocombustíveis x alimentos
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: reporter-2000  (Mensaje original) Enviado: 15/04/2008 18:34

Mais uma vez: biocombustíveis x alimentos


Univaldo Vedana*


Estamos acostumados a ouvir, ler e ver quase todos os dias notícias em jornais, internet e televis찾o, umas verdadeiras, outras nem tanto. E de tanto ouvir inverdades passamos a acreditar nelas como verdadeiras. Estou me referindo ao aumento do pre챌o dos alimentos responsabilizando os biocombustíveis.

O aumento dos alimentos nos últimos 20 meses é real, está aí e pode ser sentido por qualquer consumidor ao redor do planeta, n찾o é uma inven챌찾o brasileira. Agora, eleger os biocombustíveis como a principal causa desses aumentos é n찾o entender da conjuntura agrícola, econ척mica e energética mundial.

Vejamos: o pai dos biocombustíveis é o pre챌o do petróleo. Atacar os biocombustíveis é atacar o efeito e n찾o a causa. A produ챌찾o de biocombustível só se tornou viável porque o petróleo ficou caro. Exemplo clássico: a produ챌찾o de álcool carburante brasileiro patinou durante 30 anos e só come챌ou a deslanchar a partir do final do ano de 2004, exatamente quando o petróleo come챌ou a subir (e claro, os motores flex).

Abaixo alguns fatores que contribuíram para o aumento do pre챌o dos alimentos:
1 – O petróleo passou 15 anos, de 1986 até 1999 com um pre챌o médio de U$ 20 o barril, de 2000 até o final de 2003 seu pre챌o médio ficou em torno de U$ 30 o barril, em 2004 bateu os U$ 40, em 2005 passou dos U$ 60, em 2006 passou dos U$ 70. Em 2007 alcan챌ou os U$ 90 e agora em 2008 já bateu U$ 110 o barril. Em oito anos o petróleo quintuplicou de pre챌o. A produ챌찾o de alimentos tem uso intensivo de derivados de petróleo e se ela n찾o repassar esses custos fica inviabilizada parando a produ챌찾o, aí sim ocorre uma eleva챌찾o de pre챌os pela falta de produ챌찾o. O pre챌o do petróleo influi na forma챌찾o do pre챌o final do produto, pois desde o plantio da semente até a mesa do consumidor, tudo é feito queimando petróleo.

2 – O aumento da demanda mundial com a entrada de centenas de milh천es de pessoas no mercado consumidor, principalmente asiáticos num curto espa챌o de tempo, sem que a produ챌찾o agrícola estivesse preparada para isto.

3 – Um número maior de secas e outras catástrofes em diversas partes do mundo diminuindo a oferta de gr찾os nos últimos dois anos.

4 – Fundos especulativos atuando fortemente no setor de commodities nas bolsas americanas. Com a crise imobiliária dos EUA, muitos fundos migraram para as commodities agrícolas, sobrevalorizando os pre챌os.

5 – A utiliza챌찾o do milho americano para a produ챌찾o de etanol. E em menor escala, mas deve ser considerada também a utiliza챌찾o de trigo, sorgo e outros gr찾os forrageiros para a produ챌찾o de etanol na Europa.

O aumento do pre챌o dos alimentos está mais ligado a uma série de fatos que aconteceram praticamente ao mesmo tempo do que exclusivamente da produ챌찾o de biocombustíveis.

Em s찾 consci챗ncia, n찾o podemos responsabilizar somente os biocombustíveis, n찾o podemos acreditar que as 50 milh천es de toneladas de milho a mais que os americanos passaram a utilizar nos últimos dois anos para o etanol esteja causando todo esse aumento do pre챌o dos alimentos. A alta mundial da infla챌찾o e a conseqüente alta dos alimentos est찾o mais ligadas ao aumento do petróleo do que a qualquer outra causa.

Sem fundamento também é responsabilizar a produ챌찾o brasileira de cana, que ano após ano bate recordes de produ챌찾o e ao mesmo tempo a produ챌찾o de gr찾os também é maior. Neste ano ultrapassaremos 140 milh천es de toneladas.

Porque n찾o questionar os países produtores de petróleo que limitam a produ챌찾o a um nível mínimo fazendo os pre챌os subirem?

É mais fácil atacar os biocombustíveis, é um setor novo, com estrutura em formação, com poucas vozes fazendo sua defesa.

No biodiesel, o Brasil ainda n찾o está fazendo a li챌찾o de casa. O governo criou o PNPB incentivando a agricultura familiar. As usinas e o mercado foram em outra dire챌찾o. Buscaram a soja do agronegócio já consolidado e com toda a infra-estrutura, com matéria-prima em escala, mas o mercado deu o troco. Os pre챌os foram nas alturas praticamente inviabilizando a produ챌찾o. Cabe agora ao setor readequar suas bases de matérias-primas. O potencial agrícola de produ챌찾o está pronto para atender a demanda por óleos vegetais que n찾o de soja. Faltam projetos agrícolas de parcerias e integra챌천es para produzir na safrinha ou no inverno a matéria-prima que o biodiesel precisa.

Os biocombustíveis poder찾o, apenas no futuro, ser responsabilizados pela alta do pre챌o dos alimentos, mas poderemos evitar isso plantando a cultura certa, no local certo.

* Univaldo Vedana é analista do setor de biodiesel e responsável pela primeira fábrica de biodiesel do país abrangendo todo o processo de produ챌찾o.


BiodieselBr.com – 14.04.2008



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados