AS autoridades pesqueiras est찾o a estudar a possibilidade de extens찾o para seis meses do período de veda de captura do camar찾o no banco de Sofala. A medida, que visa dar maior tempo de reprodu챌찾o, inclui a redu챌찾o do sistema e tempo de explora챌찾o do recurso feita pelas embarca챌천es semi-industriais e industriais, segundo revelou há dias, em Maputo, o director do Instituto Nacional de Investiga챌찾o Pesqueira (IIP), Domingos Gove.
Maputo, Ter챌a-Feira, 15 de Abril de 2008:: Notícias
O novo período de veda poderá vigorar de Outubro a Mar챌o de cada ano, contra o anterior de dois meses que era observado anualmente entre os meses de Janeiro e Fevereiro. Segundo o IIP, a proposta inicial baseada na avalia챌찾o anual do estado de explora챌찾o do camar찾o no banco de Sofala, feita em 2006, sugeria a extens찾o da veda de Ver찾o para quatro meses, mas no entendimento com os próprios armadores a direc챌찾o da administra챌찾o pesqueira decidiu que se observasse um defeso de seis meses a partir do presente ano.
Está prevista igualmente a introdu챌찾o de uma segunda veda no meio do ano, cujo período de defeso poderá variar entre um e dois meses, em Julho e/ou Agosto, além de interdi챌천es parciais nas áreas próximas da costa no início da campanha de pesca que normalmente ocorre entre Abril e Mar챌o.
Ainda no quadro dos esfor챌os de protec챌찾o do recurso e aumento do seu rendimento, a administra챌찾o pesqueira decidiu introduzir o sistema TAE (Total Admissível de Esfor챌o) no licenciamento da explora챌찾o de camar찾o, o qual permite um maior controlo das embarca챌천es. Paralelamente será reduzido o TAE das frotas semi-industriais e industriais, das actuais 320 mil horas padronizadas para 180 a 200 mil horas.
Entretanto, os resultados do cruzeiro de avalia챌찾o do recurso, realizado entre os meses de Janeiro e Fevereiro, indicam que no banco de Sofala existe um potencial total de camar찾o de cerca de quatro mil toneladas, sendo as principais espécies o camar찾o branco (F.Indicus) e camar찾o castanho (M.Monoceros) que contribuíram respectivamente com 59 e 22 por cento da biomassa.
A fauna acompanhante representou durante a avalia챌찾o um total de 85 por cento da captura, o que significa que por cada quilograma de camar찾o capturam-se em média sete quilogramas de fauna acompanhante.
No que diz respeito ao camarão de profundidade (Gamba), a avaliação do estado de exploração feita de 2004 a 2006, indica que os “stocks” actuais encontram-se em níveis sustentáveis e a sua biomassa está estável, o que permite o aumento gradual do nível de esforço na sua pesca de mais 40 por cento até 2009.