Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: O ECLIPSE SOLAR DE 1900
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 3 en el tema 
De: mariommarinho1  (Mensaje original) Enviado: 23/04/2008 21:39

Memórias quase esquecidas
O dia que foi noite na guarda: o eclipse solar de 1900

language=JavaScript>
A trajectória, na zona da Guarda, da sombra do eclipse do sol em 28 de Maio de 1900
A trajectória, na zona da Guarda, da sombra do eclipse do sol em 28 de Maio de 1900
“Distinguem-se os primeiros traços do eclipse ás 2 horas e 9 minutos… a luz foi diminuído gradualmente, baixando a temperatura … as arvores projectam uma sombra desconhecida, phantastica; um vento fresco trespassa os vestidos; destinguem-se ao longe redemoinhar cones de sombra; de 31º centigrados passa a 18º; milhares de pessoas em silencio contemplam o quadro reprimindo a custo o coração agitado; ouvem-se apenas os gritos das aves, surprehendidas pela noite, procurando abrigo.”
Excerto de Districto da Guarda, de 3 de Junho de 1900
Um eclipse total solar é um fenómeno astronómico muito raro. Resulta do alinhamento do Sol, Lua e Terra, ocorrendo quando a Lua se interp천e entre o Sol e a Terra, provocando nesta uma zona de sombra. Nesta parte ocorre um eclipse total do sol, isto é, para o observador o disco solar fica totalmente coberto. Nas zonas vizinhas, atingidas somente pela penumbra, dá-se um eclipse parcial, o que significa que o disco solar n찾o fica totalmente coberto. Para se ter a no챌찾o de que é um fenómeno t찾o raro num mesmo local, refira-se que, na Península Ibérica, apenas será visível um no dia 12 de Agosto de 2026, apenas no Nordeste, e que durante o Século XXII nenhum eclipse total será visível na área referida. Em Lisboa, desde a funda챌찾o da Nacionalidade, apenas foram visíveis quatro eclipses totais do sol: em 1239, 1379, 1415 e 1539.
São muito importantes os ensinamentos que o seu estudo nos proporciona, quer no que toca à física terrestre, quer à solar. Destaca-se o estudo da curvatura do espaço-tempo previsto por Albert Einstein, em 1915, na sua Teoria da Relatividade Geral, a prova da esfericidade da Terra e o alongamento progressivo do dia, ou seja, o atraso do movimento de rotação do nosso planeta.
Algumas curiosidades relacionadas com os eclipses:
- Ao longo da História foram relacionados com maldi챌천es, catástrofes naturais, guerras, pestes, epidemias, etc.
- Desde o primeiro instante do contacto da lua com o disco solar até à totalidade da sombra, passam cerca de noventa minutos.
- Se o sítio de observa챌찾o for elevado, pode observar-se a sombra a deslocar-se vinda de oeste, a uma velocidade de 2800 Km/h.
- A temperatura baixa e os animais costumam entrar numa fase de agita챌찾o e desorienta챌찾o.
- O cinema, nas suas origens, também aborda o fenómeno. Arthur Marvin filma em Junho de 1900, a película How he saw the Eclipse, uma comédia em que o astrónomo surge como alguém distraído. Foi claramente inspirado no “nosso” eclipse desse ano. Em 1905, Segundo de Chómon, realiza o primeiro documentário do tema, intitulado simplesmente Eclipse do Sol.
Na Segunda-feira, 28 de Maio de 1900, deu-se um eclipse total do sol em Portugal, observado especialmente numa faixa situada a Sul entre Vagos e Idanha-a-Nova e, a Norte, entre o Porto e Pinhel. Para proporcionar a observa챌찾o, a Companhia Real de Caminhos de Ferro reduziu em 50% os pre챌os para os locais onde o eclipse era total. Tal facto motivou, inclusivamente, a desloca챌찾o de observadores estrangeiros, ao nosso país, para melhor observar o fenómeno.
A Guarda prepara-se para observar o fenómeno. A 13 de Maio de 1900, o jornal Districto da Guarda , noticia que …Em Portugal, o último eclipse do sol foi em 1870, visível apenas em uma pequena parte do Algarve…No nosso paiz tudo se prepara para observar o curioso phenomeno … No dia 20 de Maio refere que Já chegaram a Lisboa 19 astronomos extrangeiros que veem em missão de estudo …para Viseu há comboio especial, estando já inscriptas muitas pessoas. A 27 de Maio relata que …S. M. a rainha srª D. Maria Pia, acompanhada pelo sr. Infante D. Affonso, vem presencear o eclipse d’ámanhã á villa de Gouveia. Pelos diversos ministérios foi concedido feriado nos dias de segunda e terça-feira, 28 e 29 do corrente, ás diversas escólas do paiz. Os alumnos [da Guarda] farão algumas observações sob a direcção do respectivo professor, sr. Dr. Lopo de Carvalho. Finalmente, no mesmo periódico, a 3 de Junho a descrição da visão do fenómeno …- à hora por elle marcada apparece o grande phenomeno! Não é Deus, mas foi «criado á semilhança e imagem de Deus»… milhares de pessoas… desejam e receiam a hora marcada… algumas, tendo a sciencia como um insulto à Divindade, rezam… De repente, como que apagando-se a grande lâmpada do universo, brilham Cyrius, Regulus e Saturno – é noite no ponto em que estamos, mas lá cima é dia; parece uma noite phantastica, de sonhos, uma noite, como deveriam ser as poeticas noites das fadas… Poder Infinto de Deus… O astro Rei havia desapparecido, a natureza em lucto apresentava em seu logar, crepe aureolado por uma corôa branca … Pouco a pouco vae despontando o sol… reanima-se a natureza; é dia claro; sentem-se todos bem, lamentando apenas que tivesse tão curta duração, e que, só passados 365 annos se possa observar um quadro tão deslumbrante da natureza.

* Técnico Superior de Biblioteca e Documenta챌찾o

Por: António José Ramos de Oliveira



Primer  Anterior  2 a 3 de 3  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 3 en el tema 
De: mayra1950 Enviado: 24/04/2008 05:24

ECLIPSE SOLAR DE 29 DE MARÇO DE 2006

A Esta챌찾o Costeira1 deslocou-se até Natal, acompanhou o evento e fez a cronometragem do instante U2 (momento em que o disco lunar oculta completamente o disco solar) e de forma indireta o instante U3 (fim da totalidade).

©2006 Costeira1


ECLIPSE TOTAL DO SOL

Observadores: Alexandre Amorim (AMO), Margarete J. Amorim (AMJ), Marly Jacques (MJC) Matheus Almeida Coelho (MAC)

Coordenadas medidas geometricamente através do GoogleEarth (Hélio Vital):
Ponta Negra - Natal - RN

longitude 35°10'23" W
latitude 05°52'43" S
altitude + 0 metros

Instrumentos: Binóculos 7x50 e DSC-S40(AMO); binóculos 10x50 (MAC)
Cronômetro : Casio Databank 80, acertado pela WWV Radio Station
Método : Observação com filtro Baader
Seeing : regular (borda do disco solar irregular e trêmula)
Meteorologia: parcialmente nublado

Tomada de tempo:

U2 - AMO - 08:34:52 UT
U3 - AMO - 08:36:40 UT*

Nota: O instante U3 (fim da totalidade) n찾o foi observado diretamente, pois o Sol estava coberto pelas nuvens. A tomada corresponde ao momento em que houve o aumento repentino da luz solar através das nuvens, indicando o fim da totalidade.

GALERIA DE FOTOS

©2006 Costeira1

Alexandre Amorim

Sony Cybershot DSC-S40

Todos os horários est찾o em TU

Mais fotos

08:31

08:35

09:10

Beijinhos,

Mayra


Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 3 en el tema 
De: misabelantunes1 Enviado: 25/04/2008 02:05
Mário e Mayra,
Gostei, muito interessante.
Obrigada.
Beijinhos.
Isabel


 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados