Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Zimbabwe anuncia resultados eleitorais
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: manuelnhungue  (Mensaje original) Enviado: 03/05/2008 00:44

02-05-2008

Zimbabwe anuncia resultados eleitorais

Quase cinco semanas depois das elei챌천es presidenciais no Zimbabwe, a Comiss찾o Eleitoral anunciou esta sexta-feira, os resultados oficiais, dando a vitória ao candidato da oposi챌찾o, Morgan Tsvangirai.
Como tinha sido largamente sugerido, o candidato da oposi챌찾o, Morgan Tsvangirai, derrotou o presidente Robert Mugabe. Mas n찾o conseguiu obter uma maioria absoluta, e agora terá de haver uma segunda volta.
A Comiss찾o Eleitoral do Zimbabwe diz que o líder da oposi챌찾o, Morgan Tsvangirai, obteve 47,9% nas elei챌천es presidenciais. O presidente Robert Mugabe obteve 43%.

O candidato independente, Simba Makoni, ficou em terceiro lugar.
Estes resultados obrigam à realização de uma segunda volta dentro de vinte e um dias.
O vice ministro da Informação do Zimbabwe, Bright Matonga, disse à BBC que o anúncio dos resultados não tinha surpreendido nenhum dos dois principais partidos:
"Tanto a ZANU-PF como o MDC estavam cientes de que ninguém tinha obtidos cinquenta e um por cento. Isso foi confirmado agora, não há um vencedor há primeira volta, temos que ir à segunda volta."
A oposi챌찾o rejeitou os resultados, descrevendo-os como um roubo descarado. O MDC defende que pode mostrar que Tsvangirai conquistou mais de 50 por cento dos votos, o que evitaria a realiza챌찾o da segunda volta.
O secretário geral do MDC, Tendai Biti, disse que o processo de verifica챌찾o dos resultados tinha sido interrompido prematuramente, quando o MDC estava em vias de expor a fraude.
O deputado do MDC, Belson Chamisa, afirmou que os resultados tinham sido manipulados:
"Isto é um verdadeiro esc창ndalo. De facto, é escandaloso, é criminoso, a ZANU decidiu anunciar um resultado que n찾o foi verificado. Na verdade, eles recusaram-se a realizar essa verifica챌찾o dos resultados e decidiram anunciá-los unilateralmente, depois de os manipularem e alterarem."
Observadores internacionais e a própria oposi챌찾o zimbabweana t챗m vindo a denunciar uma campanha de intimida챌찾o por parte do partido no poder, a Zanu-FP, numa tenativa de manipular o voto na segunda volta.
BBC - 02.05.2008



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados