Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Moçambique: Empresários de Paços de Ferreira vão a Manica estabelecer contactos
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 01/05/2008 20:13
Mo챌ambique: Empresários de Pa챌os de Ferreira v찾o a Manica estabelecer contactos comerciais
30 de Abril de 2008, 16:14

Paços de Ferreira, 30 Abr (Lusa) - Um grupo de empresários de Paços de Ferreira vai deslocar-se, em Agosto, à província moçambicana de Manica, para estabelecer contactos comerciais.
Enoque João, presidente da Casa de Moçambique em Portugal, disse hoje à Lusa que a decisão foi tomada na visita que uma delegação do município de Manica está a realizar, há três dias, a Paços de Ferreira.
Desde segunda-feira que a comitiva mo챌ambicana, que integra representantes do município de Manica, está na Capital do Móvel, onde tem mantido contactos com autarcas, empresários e institui챌천es da sociedade civil, incluindo escolas e institui챌천es de solidariedade social, para analisar possíveis pontos de coopera챌찾o.
Aquela província mo챌ambicana situada no Corredor da Beira - explicou Enoque Jo찾o - é rica na produ챌찾o de madeira e também tem tradi챌찾o no fabrico de mobiliário, aspectos que interessam aos empresários de Pa챌os de Ferreira.
O presidente da Casa de Mo챌ambique em Portugal acredita que há vantagens para ambas as parte na coopera챌찾o económica, porque os industriais portugueses poder찾o vir a conseguir matéria-prima a um menor custo e os mo챌ambicanos poder찾o ter em Portugal uma porta de entrada na Europa para exporta챌찾o das madeiras.
"A Província de Manica pode constituir um mercado importante para o mobiliário e outras indústrias pacenses, sobretudo porque está a poucas quilómetros da fronteira com o Zimbabué e a África do Sul", frisou.
Para Enoque Jo찾o, a língua comum continua a ser um factor de aproxima챌찾o entre os dois países, "que importa potenciar em diferentes domínios".
A forma챌찾o profissional de quadros mo챌ambicanos e o acolhimento, naquele país, de jovens licenciados portugueses s찾o ideias que t챗m sido discutidas nesta visita a Pa챌os de Ferreira.
O presidente da Câmara de Paços de Ferreira disse à Lusa que a visita é importante, porque tem permitido estabelecer pontos de possível colaboração entre os dois municípios.
O autarca diz que "parece interessante a possibilidade de empresários portugueses poderem ter em Manica oportunidades de negócio", potenciando a proximidade geográfica do município mo챌ambicano aos promissores mercados sul-africano e do Zimbabué.
O social-democrata Pedro Pinto sustentou que o município de Pa챌os de Ferreira pode ajudar a autarquia de Manica, dando forma챌찾o aos seus quadros, além de outras apoios que est찾o a ser equacionados.
"Mo챌ambique quer fazer o seu percurso de desenvolvimento connosco. Nós queremos esta coopera챌찾o na perspectiva de sermos úteis, porque quem hoje ajudar, amanh찾 pode ser reconhecido", afirmou o autarca.
A comitiva de Manica termina hoje a desloca챌찾o ao município nortenho, com visitas a empresas do sector t챗xtil.
Nos próximos dias, vai estar no Concelho da Chamusca, no Ribatejo, onde estabelecerá também contactos com autarcas e empresários.
Neste concelho - adiantou Enoque Jo찾o - interessa sobretudo estreitar rela챌천es com os produtores de gado, outro sector importante para a economia do município mo챌ambicano.
APM.


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados