Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Jogando contra a democracia...
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 02/06/2008 15:13
Canal de Opini찾o: por Noé Nhantumbo, Anemia política dos partidos
Jogando contra a democracia...
A sua larga maioria é constituída por partidos de fim-de-semana. S찾o partidos que embora n찾o sejam cria챌천es para assegurar o lazer dos seus fundadores e membros, só aparecem por altura dos pleitos eleitorais e sua proximidade. Com essa maneira de estar e fazer política, de facto chegam a cumprir o papel de dividir para reinar.

Beira (Canal de Mo챌ambique) - Os fenómenos políticos s찾o produtos de trabalho específico realizado por agentes políticos. Dentre os agentes políticos sem dúvida que os partidos políticos constituem o principal.
Pela sua envergadura e abrang챗ncia, pelo número de membros que os constituem, é lá que se cozinham muitas das decis천es políticas que acabam afectando a vida dos cidad찾os, membros ou n찾o de tais partidos.
O que na prática está acontecendo em Mo챌ambique é consequ챗ncia do laisse-faire que se instalou, enraizou e vigora na maioria dos partidos que temos.
Infelizmente a sua larga maioria é constituída por partidos de fim-de-semana. S찾o partidos que embora n찾o sejam cria챌천es para assegurar o lazer dos seus fundadores e membros, só aparecem por altura dos pleitos eleitorais e sua proximidade. Com essa maneira de estar e fazer política, de facto chegam a cumprir o papel de dividir para reinar.
Muitos dos partidos n찾o t챗m express찾o nacional prática. Se observados com aten챌찾o, até se pode identificar uma determinada veia étnica por detrás da sua cria챌찾o e funcionamento.
S찾o as facilidades que este conjunto de partidos oferecem as duas grandes forma챌천es politicas nacionais que tornam o ambiente político monótono e a confian챌a nos políticos problemática.
Quando não existe oposição às manifestações e desígnios de determinada força política, esta acaba tomando conta do espaço de expressão existente e tornando suas intenções na lei que governa a terra.
Aquilo que de contestação legal existiu em tempos recentes e até provocou recuos presidenciais sobre a criação de organismos à revelia da Constituição foi conseguido através da atenção e trabalho da oposição política parlamentar. Isso documenta de maneira inequívoca que é possível obter transformações e algo feito através de processos democráticos.
Sabido que é que uma das fraquezas políticas que caracterizam o cenário politico-governamental de Mo챌ambique é a incapacidade de fiscalizar, é de esperar que os partidos políticos se estejam preparando de maneira adequada para os próximos pleitos eleitorais.
Há que garantir através de uma prepara챌찾o atempada que os exercícios eleitorais tenham lugar sob a maior transpar챗ncia possível, completamente a coberto dos pacotes legislativos vigentes.
As falcatruas, fraudes e todo o tipo de irregularidades que se possam cometer durante os escrutínios s찾o ac챌천es premeditadas que aproveitam os buracos existentes dentro da oposi챌찾o.
Só com vontade de aprender de experi챗ncias nacionais e internacionais é que se reunir찾o os conhecimentos necessários que garantir찾o um comportamento a altura dos desafios.
Porque é simplesmente verdade, convém que os partidos políticos saibam colocar os pontos nos iis e reconhecerem que muito do que não é feito em benefício dos cidadãos é por sua culpa. É sua falta de acção, correspondente a práticas obsoletas de fazer política que permite que o governo e seu partido se sentem ma sombra da bananeira e não procedam de maneira transparente.
Lan챌ar todas as culpas para o governo até é fácil. Mas n찾o resolve os nossos problemas. Os partidos parlamentares ou n찾o, s찾o responsáveis pelo ambiente em que vivemos.
Todos os campos servem para a confronta챌찾o política. A justifica챌찾o de falta de recursos n찾o pega porque simplesmente n찾o corresponde a verdade.
Mesmo que n찾o sejam muitos, existem recursos que possibilitem muito mais ac챌찾o do que se verifica hoje.
Quase que não há acção política dos partidos no intervalo entre as eleições. É em parte a passividade dos partidos que provoca a falta de dinâmica sócio-política que caracteriza o país. O debate das grandes questões nacionais aparece quase sempre liderado pelo partido no governo e em moldes do seu interesse.
Todo o coro de lamenta챌천es que povoam o ambiente n찾o é nem nunca foi a solu챌찾o.
A anemia política dos partidos, tem reflexos variados, tanto nos partidos em si como nos cidad찾os.
Contactos de base que n찾o se fazem, sess천es de esclarecimento tratadas como desnecessárias, angaria챌찾o de novos membros deixada para o acaso, o estudo e diagnóstico político que n찾o se realizam, governos sombra que n찾o se manifestam, tudo isso concorre para a dilui챌찾o da ac챌찾o política, apatia e um estado moribundo de muitos partidos políticos.
N찾o se pode ficar a espera de verbas do or챌amento geral do Estado para fazer política.
Algumas iniciativas político-parlamentares o questionamento fundamentado de algumas decis천es tomadas pelo governo veio desmontar toda uma série de atropelos e mostra que a democracia é possível em Mo챌ambique. Embora seja complicado e demorado e possível vencer.
Há é que capitalizar os ganhos e aprofundar os debates políticos a escala nacional. Mo챌ambique n찾o é só Maputo. O debate deve ser levado ao resto do país que até tem mais significado em termos eleitorais.
O eleitorado precisa de educa챌찾o e aten챌찾o permanente.
Muita da argumenta챌찾o de políticos ligados ao partido no poder é uma repeti챌찾o fastidiosa de posicionamentos sobejamente conhecidos. Produtos fora de prazo e que importa desmontar convincentemente. Só que isso requer prepara챌찾o, seriedade e trabalho.
Em política como na guerra, os ataques tem de ser preparados e executados no sentido e com o objectivo de causar máximo dano.
Em democracia o dano é o descrédito, a perda de potenciais eleitores ou votantes, a derrota nas urnas do adversário político.
Qualquer transformação séria e consequente de Moçambique vai ser fruto de muito trabalho político. É preciso demonstrar de maneira inequívoca que é possível fazer melhor que o governo do dia.
Algumas saídas para a frente, com cunho duvidoso e por vezes fazendo crer que s찾o op챌천es étnico-políticas, desembocando na cria챌찾o de partidos políticos ou outras ac챌천es que dividem o eleitorado por falta de democracia interna nos partidos, prejudicam o objectivo estratégico de conquista do poder.
N찾o é um grande número de partidos políticos que significa a exist챗ncia de democracia no país.
Em termos estratégicos, muitos partidos fragmentam op챌천es, enfraquecem a oposi챌찾o, abrem campo para a manipula챌찾o e subvers찾o.
Numa situa챌찾o de fraqueza, pobreza até arroz se usa para a compra de votos.
Qualquer promessa de uma bicicleta, motorizada, moinho, algum dinheiro num momento de crise, a garantia de emprego, a ajuda em caso de falecimento, s찾o armas utilizadas com frequ챗ncia para aliciar membros de outros partidos.
Isso já foi ensaiado e testado. Vai continuar a fazer parte do arsenal de certos partidos para ganhar novos membros e aumentar suas possibilidades de vitória eleitoral.
Toda a aten챌찾o é pouca especialmente quando se aproximam elei챌천es.
Só uma forte educa챌찾o política do eleitorado é que assegura a sua impermeabiliza챌찾o face aos ataques dos adversários políticos empregando tóxicos revestidos de mel e a챌úcar.
Com políticos anémicos, deputados dorminhocos e satisfeitos pelas regalias e salários, n찾o se sai da mediocridade.
Com esse tipo de pessoas o caminho conduz para a derrota.

(Noé Nhantumbo)

2008-06-02 07:38:00


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados