Zimbabué: Falta de assist챗ncia das ONG aumentará mortes por Sida e talvez catástrofe alimentar - organiza챌천es
08 de Junho de 2008, 15:30
Harare, 08 Jun (Lusa) - A suspens찾o de actividades das organiza챌천es humanitárias no Zimbabué afectará sobretudo os pacientes de sida, num país particularmente afectado pela doen챌a, denunciou hoje um grupo de mais de mil ONG.
"Esta suspens찾o terá por consequ챗ncias directas mais cruéis fazer aumentar o número de mortes de pacientes de sida ou contaminados pelo VIH por falta de assist챗ncia das ONG, que deixam de poder fornecer-lhes cuidados médicos e medicamentos", declarou a Associa챌찾o Nacional das Organiza챌천es N찾o-Governamentais (NANGO), que representa 1.009 ONG nacionais e internacionais.
O Zimbabué está entre os países da África mais atingidos pela sida, com 3.000 mortes por semana ligadas à doença, de acordo com o Conselho Nacional da sida.
As ONG est찾o igualmente preocupadas com a falta de alimentos e advertem contra a amea챌a de uma crise humanitária.
A maioria dos zimbabueanos depende da ajuda humanitária, em especial nas zonas rurais onde faltam os géneros de base como o óleo alimentar e o milho.
"A crise aumenta de dia para dia devido ao aumento vertiginoso dos pre챌os", lamenta a NANGO.
O Escritório das Na챌천es Unidas para a Ajuda Humanitária (OCHA) indicou que, numa altura em que a seguran챌a alimentar falta no Zimbabué, a suspens찾o da ajuda das ONG irá interromper a entrega da ajuda humanit占쏙옙ria e privar cerca de 4 milh천es de zimbabueanos.
A UNICEF considerou que mais de 185 mil crian챌as ser찾o privadas de ajudas elementares, incluindo em matéria de saúde e nutri챌찾o, e considera que a atitude de Harare constitui uma "viola챌찾o dos direitos das crian챌as".
O governo do Zimbabué suspendeu na última semana a acredita챌찾o de todas as organiza챌천es n찾o governamentais de ajuda humanitária que operam no país, acusando algumas delas de apoiarem o partido líder da oposi챌찾o Movimento para a Mudan챌a Democrática (MDC).
JMS.
Lusa/Fim