O chefe de Estado zimbabueano declarou, este sábado, que a oposi챌찾o jamais governará o país enquanto ele for vivo, a menos de duas semanas da segunda volta da elei챌찾o presidencial.
«N찾o será possível que este país seja dominado por traidores enquanto eu estiver vivo», disse Robert Mugabe por ocasi찾o do funeral de um antigo combatente da guerra da independ챗ncia dos anos 1970.
«Estou pronto a morrer por este país e a lutar por ele», acrescentou Mubage, que enfrentará no próximo dia 20 o líder da oposi챌찾o, Morgan Tsvangirai, na segunda volta da elei챌찾o presidencial e que acusa os seus rivais de serem «traidores» ao servi챌o da antiga pot챗ncia colonial brit창nica.
Morgan Tsvangirai voltou a ser detido pela polícia no sábado, durante duas horas, sendo depois libertado sem acusa챌찾o ou culpa formada.
O Movimento para a Mudan챌a Democrática (MDC), que enfrenta fortes dificuldades para fazer campanha, acusa o regime de lhe impor obstáculos e afirma que 66 militantes seus foram mortos nos dois últimos meses.