2008-06-14
"Venenos de Deus, Remédios do Diabo"
A Casa-Museu Teixeira Lopes vai receber o autor mo챌ambicano mais traduzido no estrangeiro e um dos estrangeiros mais vendidos em Portugal, que é já ícone da literatura lusófona.
Poucas semanas depois de ter estreado nas salas de cinema "Terra Son창mbula", filme de Teresa Prata baseado no homónimo e mais premiado livro de Mia Couto, o autor dá a conhecer o que parece ser uma história de amor para se transformar em mais um dos seus belos quadros sobre a realidade mo챌ambicana. Em "Venenos de Deus, Remédios do Diabo", o jovem médico portugu챗s Sidónio Rosa, perdido de amores pela mulata mo챌ambicana Deolinda, que conheceu em Lisboa num congresso médico, deslocou-se como cooperante para Mo챌ambique em busca da sua amada.
Em Vila Cacimba, onde encontra os pais de Deolinda, espera pacientemente que ela regresse do estágio que está a frequentar algures. Mas regressará ela algum dia?
Entretanto, v찾o-se-lhe revelando, por entre a névoa que a cobre, os segredos e mistérios, as histórias n찾o contadas de Vila Cacimba - a família dos Sozinhos, Munda e Bartolomeu, o velho marinheiro, o administrador, Suacel챗ncia e sua Esposinha, a misteriosa mensageira do vestido cinzento espalhando as flores do esquecimento.