Cuba anuncia vacina para cancro do pulm찾o
Especialistas cubanos garantem que a vacina terap챗utica aumenta a esperan챌a de vida em doentes terminais. A Sociedade Portuguesa de Pneumologia reage com cautela ao anúncio.
Na ter챌a-feira, o Centro de Imunologia Molecular de Cuba anunciou ter conseguído aumentar entre 30 a 40% o tempo de vida de doentes com cancro do pulm찾o, ministrando uma vacina terap챗utica.
As primeiras experi챗ncias para cria챌찾o da vacina CIMAVAX EGF come챌aram em 1992; o primeiro ensaio clínico ocorreu tr챗s anos depois.
Actualmente, o produto está a ser ministrado e testado em 579 pacientes internados em 18 hospitais cubanos.
A líder do projecto, Gisela González, explicou que a vacina é composta “por duas proteínas básicas no Factor de Crescimento Epidérmico (EFG), que provoca uma resposta imune”. “É segura, não tem efeitos adversos”, explicou. Perante os resultados, a responsável mostra-se confiante na comercialização do produto. Existem “condições de produção para colocar este tratamento à disposição tanto de Cuba como do resto do mundo”, sustenta.
Refira-se que, desde 2004, o produto tem autoriza챌찾o do Gabinete de Controlo de Activos Estrangeiros do Departamento do Tesouro Norte-Americano para ser estado e comercializado.
Anúncio recebido com cautela
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) reagiu com cautela ao anúncio.
À Lusa, o vice-presidente da SPP, Renato Sotto Mayor, lembra que para um “produto ser aprovado tem de passar por muitos estudos e ensaios”. O especialista adverte que o estudo cubano ainda não está publicado em nenhum jornal científico credenciado. Ciberia
E em rela챌찾o a reac챌찾o da Sociedade Portuguesa de Pneumologia ser cautela é normal. Se agora anunciassem a cura para a sida numa só vacina, iam ser perdidos milhares de milh천es de euros dos tipos que produzem medicamentos que atenuam ou minimizam os problemas da doen챌a. E a cura só seria posta na rua anos depois e administrando 3 ou mais vacinas caras em vez de uma barata.
A saúde é das áreas que mais dinheiro dá, acham mesmo que uma INDUSTRIA destas ia aceitar de bom grado uma noticia positiva ?