Mugabe transformou-se num Frankenstein, diz Desmond Tutu
O Prémio Nobel da Paz e ex-arcebispo do Cabo, Desmond Tutu, disse hoje em entrevista à televisão australiana que o presidente do Zimbabué «se transformou num Frankenstein». Para Tutu, a situa챌찾o no Zimbabué exige o destacamento de uma for챌a internacional de manuten챌찾o da paz, composta primariamente por africanos mas com tropas n찾o-africanas a fornecer apoio logístico.
O Nobel da Paz - que há muitos anos critica asperamente Mugabe pelas viola챌천es dos direitos humanos cometidas pelo seu regime - considerou na entrevista que o presidente zimbabueano passou de «herói da liberta챌찾o, que resgatou o seu povo das amarras do colonialismo, a uma figura tipo Frankenstein».
«Sofreu uma muta챌찾o quase inacreditável, transformou-se de facto numa espécie de Frankenstein para o seu povo», disse Desmond Tutu.
O ex-arcebispo anglicano da Cidade do Cabo teme que o Zimbabué possa transformar-se num «novo Ruanda» se a comunidade internacional n찾o actuar de forma rápida e decisiva.
«O (genocídio no) Ruanda aconteceu apesar de todos os avisos dados à comunidade internacional, mas esta esperou demasiado tempo e hoje todos lamentamos o facto de não se ter actuado, de facto, com mais celeridade», salientou, dizendo esperar que a comunidade internacional não espere até que mais gente morra no Zimbabué.
Diário Digital / Lusa