Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: TETE VAI TER NOVA CENTRAL ELECTRICA
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: macedopinto2  (Mensaje original) Enviado: 05/07/2008 07:15
"Tete vai ter nova central eléctrica

UMA nova central térmica movida a carvão mineral, com capacidade para produzir 500 Megawatts será implantada a partir de 2009 na província de Tete, ao abrigo de um projecto da companhia australiana Riversdale Mining, orçadop em dois biliões de dólares. O director daquela firma em Moçambique, Syd Parkhouse, disse ao “Notícias” que o estudo de viabilidade do empreendimento deverá estar pronto até finais do ano em curso, devendo o empreendimento ser concluído no prazo máximo de três anos.Maputo, Sábado, 5 de Julho de 2008:: Notícias
Segundo Syd, a Riversdale Mining acaba de receber do governo moçambicano, uma licença para explorar carvão mineral em 290.080 hectares na província de Tete, área que segundo ele tem maior concentração daquele minério relativamente àquela em Moatize, atribuída à Companhia Vale do Rio Doce Moçambique (CVRD).

A nossa fonte acredita que, a província de Tete possui, actualmente, a maior reserva mundial de carvão mineral. Explicou que os cerca de dois biliões de dólares necessários para montar a nova central térmica em Tete serão mobilizados em bancos estrangeiros e instituições financeiras internacionais, sendo que grande parte da energia a ser produzida no empreendimento proposto, será exportada para alguns países da região, nomeadamente África do Sul, Zimbabwe, Malawi e Zâmbia.

Syd Parkhouse não descartou a possibilidade de a energia a ser gerada na nova central ser igualmente colocada noutros países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral onde se registe algum défice na provisão de electricidade, numa referência a países como Namíbia e Botswana.

O nosso interlocutor explicou ainda que, para este projecto, a Riversdale Mining entrou numa parceria com a companhia Indiana Tata Steel, o sexton produtor mundial de a챌o, ao abrigo da qual os indianos respondem por 35 por cento de ac챌천es na licen챌a atribuída pelo Governo mo챌ambicano, que cobrem uma área de 24. 960 hectares, com um valor estimado de 95 milh천es de dólares.

A Riversdale Mining projecta igualmente interven챌천es em várias componentes como contribui챌찾o para o alcance dos objectivos do milénio, nomeadamente o desenvolvimento de infra-estruturas e cria챌찾o de emprego, o apoio ao sector de educa챌찾o e forma챌찾o além de ac챌천es nas áreas da saúde, meio ambiente, género e parceria global para o desenvolvimento.

Nos últimos dez anos, segundo dados divulgados pelo Fundo Monetário Internacional, Moçambique alcançou um crescimento real do seu produto interno bruto em cerca de oito por cento, desenvolvimento que foi impulsionado sobretudo pelos avultados investimentos feitos em diversas áreas, servindo-se da abetura do governo à criação de um ambiente favorável para o efeito. Só em 2007, por exemplo, Moçambique aprovou projectos no valor global de 7,5 biliões de dólares norte americanos, havendo indicações de que uma média de 1,8 bilião de dólares será investida anualmente no país em programas de assistência ao desenvolvimento, pelo menos até 2010.

O governo de Mo챌ambique rubriocou com a Companhia Vale do Rio Doce um acordo de concess찾o válido por 25 anos, para explorar parte das reservas de carv찾o existente na bacia de Moatize. "
NOTICIAS,EDIÇÃO 5 de Julho 2008


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados