Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
¡ Feliz Cumpleaños Jmf751 !
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: PARQUE DA GORONGOSA REGISTA EXPLOSÃO ANIMAL
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: macedopinto2  (Mensaje original) Enviado: 05/07/2008 07:23
Parque da Gorongosa regista explos찾o animal

UMA pesquisa recentemente realizada por técnicos ligados à fauna bravia no Parque Nacional da Gorongosa, em Sofala, concluiu que aquela estância turística está a registar uma significativa multiplicação da população animal jamais vista nos últimos 35 anos. Dados comparativos do seu arrolamento faunístico, entre 1972 e 2007, aponta o crescimento da espécie de piva em 1115 e chango em mais de 3600 cabeças. Maputo, Sábado, 5 de Julho de 2008:: Notícias
Além disso, há o surgimento de um total de 26 espécies animais, incluindo os notáveis valores de 711 facoceros, 589 changos, 222 imbabalas e 191 oribis. De igual modo, regista-se mais 21 espécies diferentes, incluindo impalas e elefantes. Observa-se também, no período nocturno, grande número de carnívoros como civetas africanas, fuinhas malhadas grandes e porcos-espinho.

Resultante desta restaura챌찾o, hoje, a mesma est창ncia turística já se apresenta com o aparecimento de outras cinco espécies animais constituídas por fuinhas (cinzenta grande, an찾, delgada, Meller e selousi), tr챗s tipos de esquilos (sol, vermelho, árvore), roedores do género Thryonomys, samango, lebre an찾, texugo do mel, gato bravo, lontra do cabo e cabrito azul.

Richard Beilfuss, director do Servi챌o Científico do PNG, refere que o estudo realizado visava fundamentalmente determinar a base da potencialidade faunística daquele lugar de conserva챌찾o para documentar a vida da respectiva popula챌찾o animal. A pesquisa centrou-se em levantamentos aéreos e terrestres durante os períodos diurno e nocturno da fauna bravia e pássaros, incluindo r찾s e sapos.

Para já, soubemos, resultados desta investiga챌찾o demonstram tend챗ncias nos números registados que v찾o ao encontro dos esfor챌os em curso na recupera챌찾o do Parque Nacional da Gorongosa, através da Funda챌찾o CARR, de origem norte-americana.

“Em Novembro, realizámos um amplo levantamento aéreo de 25 horas das populações de mamíferos de grande porte existentes e da sua respectiva distribuição pelo parque. Os resultados confirmam e detalham a espantosa recuperação de muitas espécies unguladas no decurso da última década – especialmente da piva, do chango e do facocero”- anunciou Beilfuss.

Acrescentou que o Parque da Gorongosa possui uma das maiores populações de palapalas, gondongas e oribis do sul de África, assim como uma concentração enorme de impressionantes crocodilos em mais de 1200 unidades. Também está confirmada a presença de "steenbock", sendo a primeira observação registada de espécies desde os anos cinquenta.

No entanto, os resultados apontam sérias preocupa챌천es de gest찾o como o triste desaparecimento da zebra e a recupera챌찾o lenta do elande, para além de vários carnívoros, sobretudo da hiena, chacal e le천es.

Continua preocupante a redu챌찾o de búfalos, hipopótamos, cudos, boi-cavalos, gondongas, entre outros.

O mesmo consultor concluiu ainda que, embora possa ser inexacto basear-se nestes levantamentos que n찾o contam a margem de erro para providenciar estimativas para todo o parque, o estudo proporciona um indicador que pode ser repetido no futuro para compara챌찾o.
Horácio Jo찾o


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados