O PRESIDENTE do Zimbabwe, Robert Mugabe, e o líder da oposi챌찾o, Morgan Tsvangirai, assinaram ontem em Harare um acordo para o início das negocia챌천es para a partilha do poder, noticiaram ag챗ncias internacionais de notícias. Robert Mugabe e Morgan Tsvangirai encontraram-se ontem, pela primeira vez em mais de uma década, para a assinatura deste protocolo, que define as grandes linhas do calendário e 창mbito das conversa챌천es sobre o futuro político do país.
Maputo, Ter챌a-Feira, 22 de Julho de 2008:: Notícias
Até ontem, Robert Mugabe e Morgan Tsvangirai encontraram-se uma única vez, em 1988, num comício do Dia do Trabalhador, quando o agora líder da oposi챌찾o era secretário-geral da federa챌찾o dos sindicatos do comércio, segundo um porta-voz do Movimento para a Mudan챌a Democrática (MDC).
O Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, encarregado pela Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) de mediar a crise política zimbabweana, viajou expressamente para Harare para assistir à assinatura.
"Este protocolo de acordo vai envolver as partes num intenso programa de trabalho para finalizar as negocia챌천es t찾o depressa quanto for possível", declarou Thabo Mbeki, que se sentou entre Mugabe e Tsvangirai, segundo a LUSA.
O acordo ontem assinado visa iniciar conversações para a partilha de poder e pôr fim à crise política que se vive no Zimbabwe desde a reeleição num escrutínio considerado fraudulento do Presidente Robert Mugabe, no poder há 28 anos.
Robert Mugabe foi derrotado por Morgan Tsvangirai, do MDC, na primeira volta das elei챌천es, realizada a 29 de Mar챌o, mas o líder da oposi챌찾o n찾o teve votos suficientes para ser proclamado Presidente da República. Na segunda volta que se seguiu, a 27 de Junho, o líder da oposi챌찾o boicotou a elei챌찾o, alegando viol챗ncia policial e militar contra membros e simpatizantes do seu partido.