Maputo (Canal de Moçambique) – Acto macabro, triste e estranho. Foi com estas palavras que Arnaldo Chefo, porta-voz da Polícia ao nível da cidade de Maputo, qualificou o crime sucedido na noite da passada sexta-feira, quando por volta das 22 horas, um grupo de três indivíduos deslocou-se à residência de um agente da PRM afecto à PIC-cidade, no bairro das Mahotas, para retirá-lo da sua casa onde na altura, segundo Chefo, acabava de chegar vindo do serviço. O agente que em vida respondia pelo nome de Jorge Luís Sitoe não voltou mais à casa desde aquela hora que foi retirado refém pelos bandidos. Poucas horas depois foi encontrado baleado e abandonado na linha-férrea próximo da Praça dos Combatentes (Xiquelene). Socorrido para o Hospital Central de Maputo (HCM), Sitoe não resistiu aos ferimentos causados pelas balas dos bandidos: perdeu a vida na madrugada deste sábado. “Triste”. “Assim deixou a para trás a profissão, sua família, viúva e filhos”. Comentando as peripécias em que se desenrolou este crime invulgar, Chefo n찾o descartou a possibilidade de se tratar de um ajuste de contas, ou que a vítima tenha estado envolvida na investiga챌찾o de "casos quentes". Os bandidos que perpetraram o crime "ainda estão a monte e não há ainda pistas" para a sua captura. Na altura em que se deslocaram à casa do malogrado faziam-se transportar numa viatura turismo, com características alegadamente não apuradas. Foi nesta viatura que transportaram a vítima até ao local do crime deixarando-o prostrado. No ano passado, gangs criminosas utilizaram como método o extermínio de policiais, facto que ficou conhecido em alguns sectores por Maputo Far West.
Assaltos com recurso a armas de fogo, roubos e furtos qualificados dominaram a semana finda
Para além do assassinato do agente da PRM, a semana de 12 a 18 de Julho corrente conheceu um «aumento da criminalidade em relação à semana anterior. Foram ao todo 43 casos registados contra 36 da semana anterior. Em seis casos classificados como relevantes figuram 7 assaltos à mão armada e um homicídio voluntário. Já no fim-de-semana último, sábado e domingo, fora do primeiro contexto estatístico fornecido foram registados outros dois casos de assalto à mão armada, o que totaliza 9 casos durante a semana toda, para além de furto de computadores e outros materiais informáticos avaliados em cerca de 115.000.00MT, ocorrido nos escritórios da «Conserve», no bairro central. Em conex찾o com todos os crimes registados durante a semana em análise foram detidas 44 pessoas, na sua maioria jovens dos 16 aos 34 anos. Apenas 8 indivíduos detidos na semana finda est찾o fora desta faixa etária. A participação de jovens e por vezes de menores de idade em actos criminais vem crescendo nos últimos tempos, um pouco por toda cidade de Maputo, e a Polícia aproveitou o encontro com a Imprensa para lançar o apelo à sociedade para que esta colabore com a polícia na denúncia de seus filhos, irmãos e amigos que se envolvem em cenas de criminalidade para se tentar abrandar a onde crescente de casos.
«Chapas» retidos e parqueados
A Polícia anunciou ainda que no 창mbito de uma opera챌찾o conjunta entre a Polícia de Tr창nsito, Polícia Municipal e Direc챌찾o de Transportes e tr창nsito da Cidade de Maputo, denominada «STOP», até ao final da última semana estavam apreendidas e parqueadas em algumas esquadras da Polícia perto de 30 viaturas de transporte semi-colectivo de passageiros (Chapa - 100), por n찾o reunirem condi챌천es para circular com passageiros. Trata-se de viaturas obsoletas que teimam em fazer o trabalho de transporte de passageiros na cidade de Maputo. A «Opera챌찾o Stop», deverá prolongar-se "até que todas viaturas cansadas sejam retiradas da actividade de transporte de passageiros", garantiu a terminar Arnaldo Chefo. (Borges Nhamirre)
|