Lusofonia à conquista da China
Pequim. Oito países v찾o fazer-se ouvir em portugu챗s nos Jogos Olímpicos
Brasil e Portugal s찾o os únicos com argumentos para trazer medalhas
Ser찾o oito os países representantes da lusofonia nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mo챌ambique, S찾o Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal v찾o para a China para lutar pelas medalhas, mas apenas o Brasil e Portugal parecem ser os únicos com argumentos para levar atletas ao pódio.
Angola, com as selec챌천es de basquetebol masculino e de andebol feminino, e Mo챌ambique, com a veterana atleta Maria de Lurdes Mutola, s찾o os africanos com delega챌천es mais fortes, mas dificilmente conseguir찾o alguma medalha, impensável para Cabo Verde, S찾o Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. De Timor-Leste as novidades n찾o s찾o melhores.
Portugal, com 78 atletas de 17 modalidades, e Brasil, com 270 competidores em 31 desportos, t챗m comitivas ambiciosas e repartem as possibilidades de 챗xito.
O Comité Olímpico Português quer "quatro ou cinco" medalhas e deposita a confiança em Vanessa Fernandes (triatlo), Naide Gomes (salto em comprimento), Telma Monteiro (judo), Nelson Évora (triplo salto), Francis Obikwelu (100 e 200 metros), João Neto e João Pina (judo), João Rodrigues (prancha à vela), a dupla Álvaro Marinho/Miguel Nunes (470, vela) e João Costa (tiro).
As esperan챌as do Brasil est찾o na selec챌찾o de futebol - com Ronaldinho muito motivado -, Thiago Pereira (nata챌찾o), Diego Hipólito e Jade Barbosa (ginástica) e a selec챌찾o de voleibol masculina, que quer repetir o ouro de Atenas 2004.
Sem grande ambi챌찾o, Cabo Verde, S찾o Tomé e Príncipe e a Guiné-Bissau apresentam, cada um, tr챗s atletas. Cabo Verde leva Lenira Santos (200 m), Nelson Cruz (maratona) e V창nia Monteiro (ginástica rítmica); de S찾o Tomé e Príncipe v찾o Celma da Gra챌a (5000 m), Naiel Almeida (400 m) e o canoísta Alcino Vaz (500 e 1000 m); Guiné-Bissau concorre com Augusto Midana (luta livre), Holder Silva (100 m) e Domingos Togna (maratona). Timor-Leste leva dois maratonistas: Mariana Ximénes e Augusto Soares.