Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: "Criadas conições para desenvolver Changara"
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: macedopinto2  (Mensaje original) Enviado: 04/08/2008 00:05
Criadas condi챌천es para desenvolver Changara

O distrito de Changara, na província de Tete, já consome energia eléctrica da rede nacional com a inaugura챌찾o, semana passada, de um novo sistema de distribui챌찾o construído pela Electricidade de Mo챌ambique (EDM) no 창mbito de um programa denominado Tete, Manica e Sofala (TMS). O Presidente da República, Armando Guebuza, que orientou a cerimónia, disse acreditar que a energia ora disponível abre novos horizontes para o desenvolvimento de Changara.

Maputo, Sábado, 2 de Agosto de 2008:: Notícias
A chegada da energia produzida na Hidroeléctrica de Cahora Bassa a Changara foi prometida pelo Chefe do Estado na sua última passagem pelo distrito, em meados de 2005, facto que o levou a manifestar-se satisfeito pelo cumprimento de uma promessa que se espera venha mudar a vida da popula챌찾o local.

“Vim aqui para dizer-vos apenas duas coisas: primeiro que o prometido é devido, que o Governo vos devia esta energia que hoje chegou a Changara, segundo que a energia eléctrica não serve apenas para iluminar. Deve ser usada para acelerar o desenvolvimento do distrito, fazendo uso mais sustentável dos sete milhões de meticais que o distrito recebe. Usem a energia eléctrica para combater a pobreza absoluta...” disse.

Cerca de 400 famílias residentes no distrito de Changara já beneficiam da energia eléctrica de Cahora Bassa desde Dezembro do ano passado, altura em que foi concluída a constru챌찾o da rede. Do total de beneficiários da energia, 250 famílias s찾o residentes de Luenha, a sede distrital.

Abordado pela nossa Reportagem, o presidente do Conselho de Administra챌찾o da EDM, Manuel Cuambe, disse que a obra foi iniciada em finais de 2005, tendo absorvido um total de 50 milh천es de meticais disponibilizados pelo Governo sueco.

Este ano, de acordo com Manuel Cuambe, já foram electrificadas as sedes distritais de Mecufi, em Cabo Delgado, Murrupula, em Nampula, e Changara, na província de Tete, em cumprimento do programa quinquenal do Governo.

A rede eléctrica de Changara comporta uma linha de transporte que vai da subesta챌찾o de Matambo até Luenha, numa extens찾o estimada de 71 quilómetros, beneficiando também as famílias que se fixaram ao longo do percurso.

Segundo Manuel Cuambe, o programa da expans찾o da rede de energia nacional decorre a bom ritmo, sendo que, durante o ano passado, cerca de 95 mil novas famílias beneficiaram de liga챌천es domiciliárias, prevendo-se que em 2008 seja ainda maior.

O PCA da EDM disse ainda que os constantes roubos e sabotagens da rede de distribui챌찾o que ocorrem um pouco por todo país est찾o a afectar a qualidade da energia que chega aos clientes, além de exigir um esfor챌o adicional da empresa para a reposi챌찾o dos danos, valores que podiam ser usados para acelerar a expans찾o da rede nacional.

Anualmente a EDM diz sofrer um prejuízo directo na ordem dos dois milh천es de dólares norte-americanos, consequ챗ncia de roubos e sabotagens protagonizados por estranhos.

Manuel Cuambe apontou, igualmente, que a nível do país, e em cumprimento do programa de melhoramento da rede de distribui챌찾o da energia eléctrica, est찾o em curso obras de substitui챌찾o e moderniza챌찾o de alguns equipamentos já obsoletos.

A província de Tete conta actualmente com cinco capitais distritais abastecidas pela rede nacional de energia eléctrica produzida pela barragem Hidroeléctrica de Cahora Bassa.
Bernardo Carlos


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados