07/08/2008 OLIMPISMO
Pequim'2008
Quatro PR lusófonos assistem a abertura dos Olímpicos
Os Presidentes do Brasil e de Timor-Leste encontraram-se hoje com o presidente chin챗s Hu Jintao, enquanto os chefes de Estado de Angola e de Mo챌ambique s찾o aguardados ainda, em Pequim, para a abertura dos Jogos Olímpicos.
Chegado na quarta-feira a Pequim o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi recebido no Grande Palácio do Povo pelo seu homólogo chin챗s, Hu Jintao, que o definiu como "um amigo de longa data da China".
"Só o facto de ter vindo já é um forte apoio aos Jogos Olímpicos", disse Hu a Lula da Silva, que aproveitou a ocasi찾o para promover o Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
"O sucesso da China incentivará o Brasil na tentativa de receber os Jogos Olímpicos de 2016", afirmou Lula no encontro com o presidente chin챗s.
Chegado na quarta-feira a Pequim, também o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta manteve hoje um encontro bilateral com Hu Jintao, o primeiro entre os dois chefes de Estado, em que elogiou a "excelente capacidade de organiza챌찾o (da China) na prepara챌찾o para os Jogos Olímpicos", segundo a ag챗ncia noticiosa oficial chinesa Nova China.
"Durante os Jogos, os atletas tentarão dar o seu melhor num espírito de desportivismo", disse também Ramos-Horta, citado pela Nova China, que refere que Hu Jintao agradeceu ao presidente timorense o apoio de Timor-Leste à realização dos Jogos Ol??mpicos na China.
O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, chegou também hoje à noite (tarde em Lisboa) a Pequim, onde assistirá à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.
Em Pequim, Angola participará nas competi챌천es de basquetebol masculino, andebol feminino, canoagem, nata챌찾o, atletismo e voleibol de praia.
Tal como José Eduardo dos Santos, também o Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e da Juventude e Desportos, David Simango, participa assiste em Pequim à cerimónia de abertura da 29ª edição dos Jogos Olímpicos.
Guebuza e José Eduardo dos Santos participam num encontro colectivo entre Hu Jintao e os seus homólogos dos países africanos convidados para o evento.
O Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, cancelou a deslocação a Pequim devido à crise política no país, que culminou com a dissolução do parlamento e a demissão do governo na terça-feira, disse à agência Lusa Lamine Djatá, porta-voz da presidência guineense.
Adiatu Djaló, ministra da Juventude, Cultura e Desporto do executivo guineense cessante, já se encontra na China e representará o Presidente guineense nas cerimónias, disse ainda Lamine Djatá.
A primeira-dama de Cabo-Verde, Adélcia Pires, que representa o seu país na cerimónia de abertura, tem também chegada prevista para hoje a Pequim, segundo informa챌천es da embaixada cabo-verdiana na China.
Mais de 80 chefes de Estado, de governo e membros de famílias reais assistem à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, que será realizada na noite de sexta-feira no Estádio Nacional da China, também conhecido como "Ninho de Pássaro".
Fonte: Lusa