A cerimónia começa às 13.08 horas, hora de Portugal Continental, no estádio nacional, em Pequim, conhecido como o «ninho de pássaro».
A estimativa é que cerca de mil milhões de pessoas possam assistir através da televisão à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. A confirmar-se este número estaremos perante o evento mais visto de sempre.
As autoridades chinesas t챗m consci챗ncia deste relevo e preparam ao detalhe a cerimónia de abertura e todo o desenrolar da Olimpíada.
O ensaio realizado esta semana contou com milhares de voluntários e foi proibida a utiliza챌찾o de aparelhos de recolha de imagens para se garantir a surpresa.
Pelo que foi tornado público, a cantora brit창nica Sarah Brightman vai fazer um dueto com o cantor chin챗s Liu Huan para interpretarem o tema oficial da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.
Tendo em conta os ensaios, percebeu-se que uma das apostas é o desfile das dan챌as tradicionais chinesas, designadamente a dan챌a do drag찾o. Outra aposta com um efeito visual espectacular, é o fogo de artifício em volta do Estádio nacional.
Mais de 80 chefes de Estado, de governo e membros de famílias reais assistem à cerimónia.
No desfile podem participar 100 atletas portugueses, 92 no desfile e oito na bancada. Nelson Évora é o porta-estandarte.
Até dia 24 a China vai tentar mostrar ao Mundo uma nova face: um país moderno, desenvolvido e com fortes tra챌os culturais.
É com todo este cuidado que a China está a organizar os Jogos ao mesmo tempo que tenta projectar uma imagem internacional muito diferente de um país que, durante séculos, se fechou atrás de uma muralha.
Problemas, como o Tibete, os Direitos do Homem e as desigualdades sociais v찾o tentar passar para segundo plano. Uma forte ac챌찾o policial tem exercido press찾o sobre dissidentes e organiza챌천es n찾o governamentais que mereceram já a censura da Amnistia Internacional. Por outro lado, a diplomacia chinesa tem sido hábil em tentar contornar os efeitos de críticas de políticos internacionais.
Portugal com expectativa de ganhar, pelo menos, cinco medalhas
A delega챌찾o portuguesa que vai participar nos Jogos Olímpicos de Pequim quer afastar a press찾o mas reconhece que tem expectativas para conseguir um dos maiores lotes de medalhas em olimpíadas.
A expectativa é de conquistar cinco medalhas e as atenções vão estar viradas para alguns em especial, como é o caso de Nelson Évora, Vanessa Fernandes, Francis Obikwelu, Naide Gomes e Telma Monteiro.