Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Robert Mugabe não é bem-vindo nos Jogos Olímpicos
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: misabelantunes1  (Mensaje original) Enviado: 08/08/2008 13:19
O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, n찾o marcará presen챌a, depois de amanh찾, na cerimónia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, depois de a China lhe ter transmitido que n찾o seria bem-vindo. O governante africano tinha planeado desafiar os seus críticos, juntando-se a líderes como o presidente dos EUA, George Bush, ou da Fran챌a, Nicolas Sarkozy. Mas as autoridades chinesas levaram em conta a press찾o internacional e Mugabe concordou em n찾o marcar presen챌a.
A decis찾o chinesa é vista como um sinal de que Pequim impedirá tudo o que possa ensombrar a cerimónia, de acordo com uma notícia do jornal brit창nico Daily Mail. Mas a decis찾o causará muitas preocupa챌천es entre os líderes chineses, uma vez que a China tem sido um dos mais fortes aliados de Mugabe, fornecendo armas e apoio financeiro a este líder ostracizado.
Ontem, o porta-voz de Mugabe confirmou que o governante não iria estar presente nos jogos, mas insistiu que a ausência se deve a conversações em curso com o seu rival político, Morgan Tsvangirai. “O presidente Mugabe atribui grande importância a estas conversações e é por isso que não irá à grande abertura dos jogos”, afirmou.
Ironicamente, um pedido da China para que o Zimbabwe se mantivesse dentro da normalidade na fase de preparação para os jogos, esteve na base da surpresa que foi o começo das conversações com Tsvangirai – é a primeira vez que os dois se encontram numa década. Pequim pressionou Mugabe a iniciar o diálogo com receio de que a crise no Zimbabwe ensombrasse os olímpicos.
A decisão de convidar Mugabe a não se declocar à cerimónia de abertura surge depois da China e da Rússia terem irritado o Ocidente ao bloquearem uma decisão do conselho de segurança das Nações Unidas que visava impor sanções aos membros do regime.
Mugabe atraiu ódios no início deste ano quando furou um embargo de viagens para a Uni찾o Europeia e marcou presen챌a num encontro sobre alimenta챌찾o das Na챌천es Unidas, que teve lugar em Roma. Este embargo tinha sido imposto depois de o líder africano ter sido acusado, em Mar챌o último, de roubar a vitória nas elei챌천es presidenciais internas a Tsvangirai e ao seu partido Movimento de Mudan챌a Democrática.
Um porta-voz da embaixada da China em Pequim negou que Mugabe tenha sido persuadido a não comparecer na abertura dos jogos e invocou o facto de o governante ter posto as conversações com Tsvangirai no topo da agenda. Não houve nenhum comentário oficial por parte das autoridades chinesas ou do Comité Olímpico Internacional, mas uma fonte oficial citada no jornal australiano “Sidney Morning Herald” disse que foi um “lobby político muito forte” que conduziu à decisão.


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados