Anselmo Borges
padre e professor de Filosofia
Para quem n찾o anda com os olhos no bolso nem meteu a massa encefálica no frigorífico nem precisa de se justificar, é claro que o estado da Na챌찾o n찾o é propriamente de euforia. O aumento do desemprego é alarmante. A justi챌a n찾o funciona ou funciona em tempo infinitamente lento. O crescimento económico emperrou. As desigualdades sociais s찾o gritantes. A situa챌찾o da educa챌찾o é dramática. Pior que tudo: um pessimismo que come챌a a instalar-se, numa sociedade em que a falta de prepara챌찾o e qualifica챌찾o dos portugueses barra o futuro. Há uma conflitualidade social latente, já com sinais manifestos aqui e ali, que deve abalar aquela modorra intelectual adormecida na "certeza" do fim da História e das revolu챌천es.
No meio disto, a religi찾o?
A filósofa Hannah Arendt disse, desarmantemente, que também a economia é um problema teológico.
Numa obra célebre, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Max Weber mostrou como a tradição calvinista e as seitas puritanas, com a convicção de que o cumprimento dos seus deveres no mundo é modo essencial de agradar a Deus, a procura do êxito nas empresas como sinal de predestinação à salvação, a concentração na profissão conduzida de modo racional e eficaz, o ascetismo laico, que rejeita o hedonismo e o luxo, mas bendiz o lucro, considerando-o até preceito divino, foram fundamentais para a formação do moderno homem económico e do espírito do capitalismo.
No seu cinquentenário (13 de Julho de 2008), nem todos se esqueceram da famosa Carta de D. António Ferreira Gomes a Salazar, que o bispo do Porto pagou com um exílio de dez anos. Nela, exigia-se a liberdade de pluralismo partidário e sindical e de greve. E lembrava-se "dois problemas fundamentais" em ordem à paz: 1. "Os frutos do trabalho comum devem ser divididos com equidade e justiça social entre os membros da comunidade"; 2. Os indivíduos e as classes "nunca estarão satisfeitos enquanto não experimentarem que são colaboradores efectivos, que têm a sua justa quota- -parte na condução da vida colectiva, isto é, que são sujeito e não objecto da vida económica, social e política". O equilíbrio financeiro "é óptimo", mas "nunca deve deixar de estar ao serviço do Homem".
Com a religi찾o - a verdadeira, n찾o a que se embrulha em privilégios ou na mera piedade de consola챌찾o intimista -, haveria outra consci챗ncia social, que faz perceber, por exemplo, que o que é bom para Portugal é bom para mim, que n찾o há apenas direitos, mas também deveres, que é um dever pagar impostos e n찾o viver da corrup챌찾o activa e passiva, que apela para a modera챌찾o no consumo.
Depois, há um texto de A. de Tocqueville, no seu Da Democracia na América, que merece atenção. "Nos séculos de fé, coloca-se a finalidade final da vida após a vida. Isto explica a razão por que os povos religiosos realizaram frequentemente coisas tão duráveis. Acontecia que, ocupando-se do outro mundo, tinham encontrado o grande segredo de triunfar neste. Nos séculos de incredulidade, é, pois, sempre de temer que os homens se entreguem sem cessar ao acaso diário dos seus desejos e que, renunciando completamente à obtenção do que só com longos esforços se pode adquirir, nada realizem de grande, aprazível e durável. Se acontece que, num povo com estas disposições, o estado social se democratiza, o perigo apontado aumenta."
Cá está! A consci챗ncia do tempo é decisiva para a exist챗ncia pessoal e, assim, para a economia e para a vida colectiva. Quando se apaga a fé na eternidade, o tempo deixa de fazer tecido, pois só ficam instantes que, na voragem, se dissolvem e devoram. Ent찾o, é preciso sorver cada instante na realiza챌찾o dos desejos imediatos, numa sucess찾o delirante. Ent찾o, poupar para qu챗? Investir para qu챗? Ainda haverá futuro, aquele futuro que é surpresa mas também projecto de realiza챌찾o, com esfor챌o, de algo grande e durável?