Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Artigo de Opinião/Dr Augusto Macedo Pinto
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 4 en el tema 
De: mariommarinho1  (Mensaje original) Enviado: 23/09/2008 18:29
NB.-Contrariando o princípio de que, em férias n찾o participo,n찾o resisto a transcrever este artigo de opini찾o do nosso Querido Amigo, a quem endere챌o um Grande Abra챌o
Augusto Macedo Pinto
Desafio africano e caminhos para o desenvolvimento
Bem sabemos que nada se deve fazer sem um estudo de viabilidade técnico-económica. Estamos, neste caso, a falar do estudo da navegabilidade dos rios Chire e Zambeze. A quest찾o n찾o deve ser vista assim de forma t찾o simplista, pensamos nós.

Há que equacionar aspectos não menos importantes, como o acesso ao mar de países como o Malawi, o desenvolvimento associado que trará às populações ribeirinhas das bacias do Chire e do Zambeze, o escoamento de exportações de dois países, Malawi, já referido, e Moçambique, com mais uma alternativa, quiçá, complementar à ferroviária e rodoviária.

Seria, assim, mais uma oportunidade de um corredor a conduzir o desenvolvimento de infra-estruturas perspectivada pela SADC, dos rios Chire e Zambeze em canais navegáveis visando aumentar as op챌천es de transporte para o acesso ao mar para o Malawi, país de interior, a caminho do porto da Beira.

Aquilo que se conhece como benefício para ambos os países em termos de produtos a transportar, nos sentidos descendente e ascendente, s찾o produtos agrícolas, minerais, matérias-primas, bens de equipamento, alguns de maiores dimens천es com dificuldades em outros modos de transporte e o inevitável turismo de toda a ordem, que felizmente se irá desenvolver nas bacias maravilhosas destes rios, mais conhecidos do Mundo no tempo de Serpa Pinto e de Livingstone do que na actualidade.

Esta oportunidade de desenvolvimento afigura-se-nos, pois, determinante para ir ao encontro do bem estar das populações, contribuindo para uma melhoria profunda das suas acessibilidades. As vias rodoviárias e ferroviárias seriam melhoradas, o fluxo das pessoas era evidente e, para o escoamento dos seus produtos, determinante. Era, de facto, uma rede e serviços de transportes que se criava, dignificando África e o Mundo, onde os transportes são reconhecidamente ineficientes, criando-se, assim, o acesso a serviços tão vitais como ao sector de produção a favor da maioria das populações.

Tecnicamente parece ser pacífica a navegabilidade do Chire e do Zambeze, com algumas cautelas nos respectivos caudais e no tipo de embarca챌천es a utilizar. Economicamente, há, neste momento, condi챌천es favoráveis a uma melhor avalia챌찾o, quer com os projectos já em curso, quer com aqueles que se perspectivam. O turismo seria o mais inovador, mas o bem estar das popula챌천es n찾o deveria ser marginalizado.

É mais um caminho, se assim for a vontade das partes envolvidas – SADC, Malawi e Moçambique –, de a comunidade internacional, com o seu apoio a este gigantesco projecto, contribuir também para a redução da pobreza absoluta nesta região africana.


Primer  Anterior  2 a 4 de 4  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 4 en el tema 
De: macedopinto2 Enviado: 23/09/2008 18:36
Querido Amigo Mário,
Obrigado pela coloca챌찾o do texto.Ainda no Domingo estava em Tete e hoje já ando pelo Porto,a vida é assim.
Augusto

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 4 en el tema 
De: macedopinto2 Enviado: 23/09/2008 18:36
Querido Amigo Mário,
Obrigado pela coloca챌찾o do texto.Ainda no Domingo estava em Tete e hoje já ando pelo Porto,a vida é assim.
Augusto

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 4 de 4 en el tema 
De: misabelantunes1 Enviado: 24/09/2008 02:56
Augusto e Mário,
O meu agradecimento aos dois, por me terem dado a oportunidade de ler este artigo, tão interessante.
Um beijinho.
Isabel


Primer  Anterior  2 a 4 de 4  Siguiente   Último  
Tema anterior  Tema siguiente
 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados