Situa챌천es de luto, estresse, separa챌천es,cirurgias e de fortes emoções podem adoecer o coração. Conhecida como “Síndrome do Coração Partido”, a doença assemelha-se ao infarto agudo do miocárdio, possui os mesmo sintomas e, assim como o infarto, pode até levar à morte.
A doen챌a teve seu primeiro caso registrado no Jap찾o, mas já existem relatos no Brasil. Dores no peito, altera챌천es no eletrocardiograma e nas enzimas cardíacas podem indicar a ocorr챗ncia desta síndrome. E na maioria dos casos, mulheres acima de 50 anos, que est찾o passando por situa챌천es de estresse físico ou emocional, s찾o as mais atingidas.
De acordo com a cardiologista Lisa Bocchino, qualquer dor no peito deve ser considerada e avaliada. “O indivíduo com dor no peito não deve perder tempo, devendo procurar uma unidade hospitalar, para que o especialista o avalie, faça os exames necessários e o trate da forma correta, evitando complicações”, aconselha a cardiologista
Embora suas causas ainda não estejam totalmente esclarecidas, já foi comprovado que, se tratada há tempo, a síndrome não deixa seqüelas. Segundo a cardiologista, ainda não foi notificado a repetição da doença em pacientes que já sofreram desta síndrome. “Essa síndrome tem as mesmas características clínicas do infarto, por isso é tão importante. Após o tratamento, o coração volta ao normal em, aproximadamente, 14 dias”, afirma Lisa.
Na maioria dos casos, a recuperação é total e ocorre em poucos dias. “Assim como o infarto agudo do miocárdio, a Síndrome do Coração Partido pode levar à morte, por isso deve ser tratada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), acompanhada por um cardiologista”, finaliza a médica.
Mais uma que aprendi!
Beijinhos,
Mayra