Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Angola: As novas relações com Portugal
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 4 en el tema 
De: nhungue  (Mensaje original) Enviado: 11/03/2009 11:27

Angola: As novas relações com Portugal

Canal de Opinião: por Xavier de Figueiredo, editor do «África Monitor Intelligence»

1 . A intensidade que as relações entre Angola e Portugal adquiriram é especialmente favorecida pelo clima de bom entendimento e confiança que definem o relacionamento entre governantes e responsáveis de ambos os país – uma realidade inédita e contrária a outras, do antecedente, em que o PS tinha responsabilidades de governo.
O bom nível das relações entre Angola e Portugal não se limita ao plano oficial ou entre Estados; alargou-se, no aspecto institucional, aos partidos com responsabilidades governativas, MPLA e PS e derivou mesmo para o domínio pessoal ou particular – apresentando sempre a característica de “privilegiar” círculos de poder.
O momento particularmente bom das relações entre Portugal e Angola não é alheio a uma conjuntura que acrescentou factores novos ao carácter mutuamente vantajoso identificado nas relações bilaterais:
- Angola tem excedentes de liquidez e carece de melhorar a sua imagem internacional – em especial nos aspectos da transparência e direitos humanos; na visão preponderante das autoridades angolanas, Portugal e a sociedade portuguesa revelam excepcional apetência ao estabelecimento de laços económicos (cruzamento de investimentos) capazes de resolver o problema dos excedentes, que a economia interna não consegue absorver; os novos interesses económicos dão solidez à parceria; geram identificações e influências que podem ser projectadas internacionalmente (AM 319), com benefícios políticos.
- Para Portugal, Angola apresenta a vantagem de ser uma economia em acelerada expansão; apresenta oportunidades para atrair e fixar empresas portuguesas e respectiva mão-de-obra; é um promissor mercado de destino das suas exportações; tem capacidade de investimento, público e privado, capaz de compensar a quebra do investimento externo em Portugal.
2 . O PS (Partido Socialista) é hoje em dia o partido português com o qual o MPLA tem relações mais estreitas – uma realidade que, tendo em conta as responsabilidades de Governo cometidas a cada um dos partidos nos seus países e o fenómeno novo da partidarização dos Estados, conferiu às relações bilaterais uma dimensão partidária.
A importância que o MPLA atribui agora ao PS rompeu com um passado de longa duração em que o relacionamento era nulo e/ou atribulado. Os dirigentes angolanos nunca apreciaram Mário Soares e também desgostaram de outro socialista que foi chefe do Governo, António Guterres, que trataram com frieza numa visita a Luanda.
A evidência alterou-se substancialmente com José Sócrates. Os dirigentes angolanos não só nutrem consideração pelo mesmo, como vêm em si um interlocutor no qual confiam. A apreciação “muito positiva” que fazem de J Sócrates é manifestada (AM 315) em reuniões internas, mas também em conversas com personalidades de outros países.
A confiança que as autoridades angolanas têm em J Sócrates ficou especialmente patente no facto de, na sua última viagem a Angola, anterior às eleições, o terem posto inteiramente ao corrente do que eram as suas “previsões” quanto ao resultado das eleições – as quais se vieram a confirmar.
Nos seus quatro anos de mandato J Sócrates foi duas vezes a Angola deixando de lado todos os outros países africanos lusófonos (prepara agora uma visita a Cabo Verde). Ambas as viagens foram efectuadas em circunstâncias consideradas reveladoras de “apertos” da economia portuguesa face aos quais o comércio e os investimentos angolanos constituíam um alívio.
J Sócrates denota um espírito de conservação de poder visto como favorável a boas relações com Angola. Dá preferência ou atenção especial a países (Venezuela incluída) que considera em vantajosas condições comerciais ou de investimento, susceptíveis de minorar dificuldades decorrentes dos problemas estruturais e conjunturais do seu país.
O PM passa por prestar pouca atenção a temas das relações com Angola que não sejam os económicos e/ou os assuntos políticos com implicações económicas ou comerciais. Os dirigentes angolanos, que também revelam propensão equivalente, apreciam J Sócrates igualmente por este aspecto da sua conduta.
3 . A consideração em que as autoridades angolanas têm o PM português, o Governo e o PS, também é “retribuição” de uma conduta político-diplomática considerada muito complacente. No PS actual (Relações Internacionais) parece prevalecer o entendimento de que tal complacência é um imperativo do tipo de relações existente.
Episódios como as encomiásticas declarações acerca do desenvolvimento de Angola feitas em Luanda por J Sócrates ou a celeridade de um comunicado oficial do MNE com
que o Governo considerou válidas as recentes eleições de Set.2008, muito controversas, deram azo a reacções negativas (AM 312) na sociedade angolana.
Está disseminada em meios da sociedade angolana uma ideia que associa as condutas consideradas “subservientes” de Portugal em relação ao regime do MPLA, a políticas destinadas a promover interesses económicos e empresariais portugueses – o que pode vir a revelar-se embaraçoso em termos de futuro.
As empresas portuguesas, em geral, apresentam vantagens naturais em Angola – afinidade linguística, tecnologia, processos de organização e funcionamento – mas a ideia de que a sua implantação e os seus negócios também se devem a favores do regime e estes às políticas complacentes de Portugal, pode vir a afectá-la por efeito de ónus como os seguintes:
- Tende a dar azo a “más vontades” locais alimentadas pela convicção de que a sua prosperidade é devida a “favores indevidos” (fenómeno de possível manifestação em sectores da população e entre o empresariado nacional).
- A impressão negativa causada pela ideia de que são “favorecidas”, empolada pela ideia também corrente de que muitas denotam propensão para se envolverem em negócios menos claros com a elite local, muito impopular, ofusca atributos como a sua competência e honestidade.
4 . As relações privilegiadas que o MPLA tem actualmente com o PS foram-no nos anos pós-independência com o PCP e depois com o PSD. Com nenhum destes, porém, as relações tiveram a intensidade que têm hoje com o PS – incluindo meios com o mesmo conotados – nos planos político e dos negócios.
Em meios do PSD têm sido referenciados comentários depreciativos e/ou amargos à primazia absoluta que as autoridades angolanas conferem actualmente ao PS e a individualidades a ele ligadas. Ironiza-se mesmo que o MPLA vê o PS à sua própria imagem e semelhança – como um partido que se perpetuará no poder.

(Xavier de Figueiredo)
CANAL DE MOÇAMBIQUE - 11.03.2009



Primer  Anterior  2 a 4 de 4  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 4 en el tema 
De: potencio Enviado: 11/03/2009 11:51
De: S.S. Potêncio, (antes de acrescentar aqui o meu comentário a este texto excelentemente actual e bem elaborado pelo autor Sr Xavier Figueiredo [data vênia] eu gostaria de esclarecer aos Amigos do Cafe Zambeze que depois da nossa emigração para o sitema Multiply a minha configuração do XP ficou complicada: se responbdo o n line no corpo do email as msgs saem erradas e com ortografia "had oc" sitação ó ripilante... e se eu entro no site para postar msgs a confusão é ainda maior)... Mas... de volta ao comentário sobre a situação atual de Angola em relação a Portugal e vice-versa, traz-me a vontade pessoal de aqui deixar também algumas considerações. Em quase todas as minhas crônicas referentes a temas realcionados com Angola, porque lá vivi por mais de 10 anos seguidos, eu me entitulo como Retornado e... de maneira enfática eu aplico uma expressão algébrica utilizada para destacar a importância da raiz da palavra que lhe dá origem ou seja: eu me considero um Retornado² (retornado ao quadrado) Luz & Tano pois foi justamente para o recto ângulo do sul de Portugal que o tal IARN me encaminhou, já nas últimas pois que o meu dinheiro e dos meus irmão ficou retido nos cofres da empresa em que trabalhei por vários anos em Angola, enfim... coisas da descolonização vergonhosa levada a efeito por politicos da época, alguns ainda aí no usufruto das maracutaias que conseguiram impingir a ambos os lados; povo de portugal e povo de Angola, de Moçambique, de São Tomé e Principe, povo de Timor, povo da Guiné, povo de Cabo Verde, povo de Macau e... mais houvera se lá chegáramos em tempos idos... Recentemente, ao comentar um outro texto de um português residente em Angola e fime defensor da verdade vivida no terreno, que nós publicámos em outro Blog, sobre a indemnização concedida a certos "retornados" de outros países Africanos... a minha OBS posta "in fine" ou seja ; na forma de P.S. (Não confundir com Post Scriptum) diziámos nós que - a bem da verdade - ela declarava e eu repito aqui; O governo de Angola não me deve absolutamente nada!... antes pelo contrário eu devo àquela terra os melhores anos da minha existência do ponto de vista da adolescência, da aborrecência, da evelhescência e sobretudo da vivência que temos tido nestes ultimos 34 anos, mais 10 meses com 15 dias e algumas horas contados a fio de prumo!... Abraço a todos e até breve. Silvino Potêncio - O Home de Caravelas - Mirandela http://osgambuzinos.blog.com

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 4 en el tema 
De: nhungue Enviado: 11/03/2009 13:32
A MINHA MAIOR DOR É QUE OS CRAPULAS QUE ENGENDRARAM TANTAS CANALHICES, RIEM, CONTINUAM SOLTOS (COMO SE GENTE FOSSEM), SÃO ELEITOS E CONTINUAM A SER REELEITOS. NÃO ENTENDI! NÃO ENTENDO! E NÃO ACEITO! TEM ALGO DE MUITO PODRE NO REINO DE PORTUGAL.

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 4 de 4 en el tema 
De: potencio Enviado: 11/03/2009 14:12
DE; S.S.POTENCIO FIZ AS DEVIDAS CORREÇÕES NESTA MATÉRIA E C REIO QUE JÁ ESTÁ PUBLICADA NO MEU BLOG, TODAVIA MAIS TARDE ESPERO VOLTAR AQUI PARA TENTAR PUBLICAR NOVAMENTE... ABRAÇO!!!!!!!!!!!!


Primer  Anterior  2 a 4 de 4  Siguiente   Último  
Tema anterior  Tema siguiente
 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados