Pàgina principal  |  Contacte  

Correu electrònic:

Contrasenya:

Inscriviu-vos ara!

Heu oblidat la vostra contrasenya?

CAFEZAMBEZE
 
Novetats
  Afegeix-te ara
  Plafó de missatges 
  Galeria d’imatges 
 Arxius i documents 
 Enquestes i Tests 
  Llistat de Participants
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Eines
 
notcias: Ex-Administrador de Mocuba atirado para inferno ou O AZAR DE SER ZAMBEZIANO
Triar un altre plafó de missatges
Tema anterior  Tema següent
Resposta Eliminar Missatge  Missatge 1 de 1 del tema 
De: nhungue  (Missatge original) Enviat: 11/03/2009 11:25

Ex Ex-Administrador de Mocuba atirado para inferno

O AZAR DE SER ZAMBEZIANO

Na verdade tinha que ser um zambeziano a ser sacrificado!

Bernardo foi mesmo sacrificado!!.

Conheci Bernardo António nos finais da década setenta quando eramos colegas. Recordo-me até que vivemos cerca de três anos no Lar dos continuadores em Quelimane, numa altura em que comer palice com feijão era luxo ou mesmo beber água quente com açucar misturado com cascas de chá Licungo, também era luxo. Também me recordo de que Bernardo era dos muitos laristas que sempre perdia comida, porque não conseguia assaltar as panelas pelo seu próprio caracter-manso, atento e temente a Deus e dono do seu nariz.

Quando terminamos o último nível em Quelimane, cada qual foi a sua sorte. Eu fui onde fui; Bernardo foi onde foi até chegar em Mocuba como Administrador do Distrito. O caminho por ele percorrido foi muito longo e não foi por puxar sacos dos camaradas que ele ascendeu até ser aquilo que é hoje.

Quando esteve em Mocuba como Administrador, constou-me que foi dos poucos que por alí passaram, que sempre procurou colocar os acentos nos seus devidos lugares. Noutras palavras-sensível a todos.

Mas Bernardo pecou numa coisa: por ser “Mwanamulomwe” e não “Munamutxuwabo”. Dai, com tantos Macuas, os nossos conterrâneos que ostentam poder no Governo e no Partido Frelimo, acharam por bem sacrificar Bernardo e no seu lugar acomodar a quem acham ideal. Mas que pouca vergonha?!! Outro azar de ser zambeziano mas zambeziano Mulomwe.

Até me recordei que quando Himede-actual Vice-Ministro da Energia, natural de Pebane foi nomeado para exercer o cargo, supostas grandes figuras da nossa terra ficaram contra, alegadamente porque Himede era mapebane, logo mulomwe. Mas parece que o Chefe mais alto lhes mandou passear e ai esta Jaime Himede como membro Sénior do Governo!!

Na verdade na Zambézia ha muito disso e eu conheço muitos exemplos vivos disso; matxtuwabos que são uma minoria insignificante vão-nos oprimindo a todo custo.

Mas em que inferno parou Bernardo? Bernardo parou em Moginqual; um Distrito assolado de doenças e de todas pragas; um Distrito que até já se morre de fome por falta de comida; um Distrito que por cada dia que passa reportam-se casos incríveis; em fim, um Distrito que até devia ser declarado Emergência se fosse do sul do País.

Portanto, foram atirar o Bernardo, para depois daqui há menos ou mais dias, chamarem-lhe de incompetente pelas pragas que herdou. Entretanto, os nossos mais velhos que tem poder de decisão neste Governo, estão assistindo para quando merecer a incompetência agendada e bem planificada por eles, falarem o seguinte: “IYO NAADZIWA”(traduzido significa “NÓS SABIAMOS”)-esse é o caracter do zambeziano-COBARDIA por excesso.

Mas zambezianos, onde vamos com isso? Porque motivos vão infernizar aquele miudo? Sera que ele não falava como homem perante os seus superiores herarquicos ou não conseguia puxar os sacos ou mesmo escovar??!!

Eu acho que alguma coisa não anda bem com os camaradas na Zambézia. Mas atenção: cedo ou tarde pagaremos pelos todos males que fazemos aos outros com uma factura bem pesada. Vejam só, que nunca se pensou em nenhum momento, de que um dia a America do Norte (E.U.A) seria governada por um afroamericano.

Mas hoje é uma realidade.

Cuidado meus conterraneos!! O mundo da muitas voltas!!

(Rondinho Calavete) - DIÁRIO DA ZAMBÉZIA - 11.03.2009



Primer  Anterior  Sense resposta  Següent   Darrer  

 
©2025 - Gabitos - Tots els drets reservats