Os empresários Américo Amorim e Joe Berardo são os únicos portugueses que figuram na lista dos mais ricos da Forbes. Belmiro de Azevedo e Horácio Roque saíram do ‘ranking’.
Américo Amorim é, pelo segundo ano consecutivo, o multimilionário com a maior fortuna de Portugal. No ‘ranking' dos mais ricos do mundo elaborado pela Forbes, o "Rei da Cortiça" (como foi apelidado pela revista norte-americana) aparece em 183º lugar, com uma fortuna avaliada em 3,3 mil milhões de dólares.
Em 2008, o empresário português entrou directamente para a 132ª posição, com 7 mil milhões de dólares.
Na lista da Forbes deste ano figura apenas mais um português: Joe Berardo. O empresário madeirense desceu da 677ª para 701ª posição, com uma riqueza calculada em mil milhões de dólares, tendo perdido 800 milhões de dólares no último ano.
No 'ranking' da Forbes do ano passado, Belmiro de Azevedo, presidente da Sonae, aparecia no 605º lugar, com dois mil milhões de dólares, enquanto que Horácio Roque, presidente do Banif, ocupava a 843ª posição, com 1,4 mil milhões de dólares.
Actualmente, as fortunas destes dois multimilionários portugueses são inferiores a mil milhões de dólares, já que para entrar na lista da Forbes é necessário ter no mealheiro, no mínimo, aquela quantia.
- Já conhece o novo Económico.fórum? Clique aqui para participar na nova comunidade financeira.