De: S.S. Potêncio
Mais uma "canja"!????... (do meu livro "CURRIÇAS DE CARAVELAS")
Num passado longínquo, Caravelas terá pertencido ao concelho de "Vilar de Ledra", e embora se encontrasse praticamente despovoada nos inícios do século XII,... A sua fundação paroquial parece, ao que tudo indica, datar do século XVI, altura em que foi separada da freguesia de Santa Maria de Bornes.
A nível administrativo, a pequena localidade de Caravelas manteve-se sempre ligada a Bornes, vindo a instituir-se, já no século XVIII, como pequeno concelho dependente do de Mirandela. O século XIX traria, contudo, alguma instabilidade administrativa, daí se explique que Caravelas tenha sido transferida para o concelho de Cortiços, aí permanecendo até 31 de Dezembro de 1853, altura em que passou para o de Mirandela.
*************
Alheira com grelos e batata cozida
Ingredientes:
1 pão caseiro de (trigo) com cerca de 1 kg
200 grs de carne de vaca de 2ª
Malagueta (piri-piri) q.b.
150 grs de presunto
1/2 galinha caseira gorda
alguns ossos (tenros) de porco
1 cabeça de alhos
1 colher de (sopa) de colorau
1 ramo de salsa
1 tripa seca para enchidos
200 grs de toucinho
sal q.b.
Coza as carnes e os ossos de porco, juntamente com os alhos descascados, sal, piri-piri e salsa, de modo a obter no final da cozedura um caldo gordo e forte. À medida que as carnes forem ficando cozidas, retire-as e desfie-as muito bem; esmague a parte gorda do toucinho e desfie a carne, podendo o courato ser picado com a faca.
Demolhe e lave muito bem a tripa seca. Corte o pão em fatias finas para um alguidar.
Quando as carnes estiverem todas cozidas, regue o pão com o caldo quente e tape-o com um pano durante alguns minutos; depois desfaça muito bem o pão com uma colher de pau, junte-lhe as carnes desfiadas e uma colher de (sopa) de colorau, mexendo tudo muito bem. Se estiver muito rijo, junte-lhe um pouco de caldo, mas pouco, pois deve obter uma espécie de açorda rija.
Rectifique os temperos e encha as tripas enquanto o recheio está quente, pois quando a massa está fria custa a trabalhar. Vá enchendo, atando e cortando as alheiras com 15cm de comprimento. Não se esqueça de as atar bem nas pontas. Depois de prontas, convém deixá-las, de preferência, no fumeiro ou, então, no frigorífico durante 1 ou 2 dias.
Acompanhe com grelos e batata cozida.
........
E na “Volta a Portugal”,...
Lá vinham os grandes ciclistas,
Lufa, lufa!,... gir’ó pedal,
que lá no alto da serra, já tem muito boas vistas!!!
- Corríamos ao lado deles,
desde as curvas do cerdeirinho, (6)
- O suor a correr p’olas peles,
e eles então,....cansados!... oh “queitadinhos”!!!!...
Abraço!!!...
Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano - O Home de Caravelas de Mirandela
http://osgambuzinos.blog.com