Europa, tendo a capital portuguesa como porta de entrada, vai ter a oportunidade de conhecer um pouco das potencialidades do Brasil em áreas como o turismo e outros setores da economia, mais especificamente o que oferece a cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.
Para aumentar o fluxo de visitantes internacionais para a capital potiguar e intensificar as trocas comerciais, a Prefeitura do Natal realiza de 25 a 30 de junho a I Semana de Natal em Lisboa.
O evento, coordenado pelas secretarias municipais de Turismo, Comunicação Social e Trabalho e Assistência Social, apresentará o que de melhor a capital potiguar tem a oferecer em opções turísticas, gastronômicas e econômicas para o mercado europeu. “Trata-se de uma excelente oportunidade para que esses possíveis turistas ou investidores possam conhecer a nossa música, dança, gastronomia, artes visuais, artesanato e belezas naturais de Natal", antecipa aoPortugal Digital a prefeita Micarla de Sousa.
De acordo com ela, as seis principais operadoras de turismo portuguesas que vendem o destino Natal ao redor do mundo serão apresentadas ao que Natl tem para mostrar, viabilizando o aumento na captação de visitantes. Essas operadoras são a Abreu, Mundo Vip, Inter Maris, Travel Plan, Ibero Jet e Terra Brasil. A escolha da capital potiguar como subsede da Copa do Mundo em 2014 foi outro fator decisivo para as ações de divulgação no exterior.
Durante a Semana de Natal em Lisboa serão realizados, além de um evento de divulgação, que acontecerá no shopping Colombo, entrevistascoletivas para a imprensa no Hotel Altis e um encontro entre empresários brasileiros e portugueses na Câmara de Comércio Luso-Brasileira. "O prefeito Antônio Costa nos deu todo o apoio necessário para o fechamento dos negócios e divulgação da cidade", ressalta o secretário Jean Valério, que se reuniu com representantes das televisões RTP, SIC e diversos jornais de Lisboa. Os jornalistas portugueses receberão material informativo especial sobre a cidade, além de um vídeo no qual são mostradas as principais atrações de Natal.
O programa também inclui uma agenda cultural, da qual constam apresentações musicais de artistas de destaque no cenário nacional, como Krystall e Manuel do Côco, além da realização de uma exposição de artes visuais com trabalhos dos artistas Fernando Gurgel, Selma Bezerra, Sayonara Pinheiro, Marcelo Ghandi, Dorian Gray e Flávio Freitas. Entre julho e agosto, será a vez de os portugueses retribuírem a visita brasileira, com a realização da I Semana de Lisboa em Natal, que vai mostrar as potencialidades dos lisboetas.
As prefeituras de Natal e Lisboa estão reunidas em prol do desenvolvimento das cidades que representam. Elas integram a União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiática (Uccla), que busca estreitar cada vez mais as parcerias entre as capitais de língua portuguesa. Bissau, Brasília, Dili, Guimarães, Macau, Luanda, Maputo e São Tomé são algumas das 18 cidades-membro desta organização.