Não é à toa que ele está presente na alimentação diária do brasileiro. O feijão tem excelente valor nutricional e é a melhor fonte de ferro de origem vegetal. Seus grãos têm ainda vitaminas do complexo B, potássio, minerais e fibras solúveis capazes de estimular o bom funcionamento do intestino.
A casca também faz muito bem para a saúde: nela estão substâncias como antocianinas e flavonóides que atuam no organismo como antioxidantes, combatendo o envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. Só que para ter esses benefícios é preciso comer diariamente 100 gramas (ou 4 colheres de sopa) de feijão.
Agora que você conhece os benefícios, que tal fazer um caldinho de feijão para esquentar nas noites frias? Quem ensina é o chef Vanderlei Batista, do restaurante Bolinha, em São Paulo. A receita serve duas pessoas.
Caldinho de feijão
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de feijão cozido e temperado com 2 dentes de alho
- 3 xícaras (chá) de água
- 2 tomates picados
- 2 gomos de linguiça calabresa picados
- 1 batata média cortada em cubinhos
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
1. Preparando o feijão:
Escolha os grãos de feijão, separando o que não estiver bom. Lave bem e escorra em uma peneira. Deixe de molho em água quente por 20 minutos. Coloque na panela de pressão e cozinhe a quantidade desejada com água por aproximadamente 25 minutos. Frite o alho e tempere o feijão. Adicione sal a gosto.
2. Fazendo o caldinho
Bata o feijão cozido e temperado no liquidificador, misturado com a água e o tomate. Despeje a mistura em uma panela. Acrescente a lingüiça picada e a batata.
Leve ao fogo brando e deixe cozinhar até que a batata fique macia ou se desmanche. Dependendo do fogão, isso leva em torno de 15 minutos.
Se achar que a sopa está muito grossa, acrescente mais um pouco de água. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto antes de servir.
Veja os detalhes para um caldinho de feijão perfeito:
F. Lang |
|