Numa altura em que a licenciatura é um requisito quase fundamental para qualquer tipo de funções a questão da média final de curso é, para muitos recém-licenciados, uma preocupação difícil de ultrapassar.
Se as suas notas não são propriamente um motivo de orgulho, estará condenado a uma carreira de "segunda"? Ou existe forma de dar a volta à situação?
Não tendo experiência profissional é natural que a questão da média possa sobressair mais no seu perfil, uma vez que é o único indicador que um empregador tem para determinar o seu futuro desempenho. No entanto, com um reforço de motivação, é possível fazer a passagem de uma média sofrível para uma carreira brilhante.
# Muitas empresas não dão grande importância à questão das notas e, mesmo entre aquelas que valorizam este aspecto, raramente utilizam as classificações académicas como factor de exclusão de candidatos.
# Um conselho útil poderá ser procurar emprego em empresas mais pequenas, para começar a ganhar experiência no terreno que possa, mais tarde, servir de mais-valia perante os exigentes critérios de selecção de uma grande empresa.
# Não seja o primeiro a chamar a atenção para a sua média. De nada vale faltar à verdade, mas omitir estes dados do seu Curriculum pode ser uma boa solução para chegar um pouco mais longe no processo de recrutamento.
# Se a média final de curso for um elemento solicitado para a candidatura, saiba destacar outros aspectos do seu perfil que se sobreponham a este factor. Desta forma, poderá ter mais hipóteses de chegar à entrevista.
# Se for confrontado com a questão “da média” durante uma entrevista é importante saber provar que o seu valor profissional ultrapassa em muito aquela que foi a sua avaliação académica. Evite perder demasiado tempo com justificações mas reúna argumentos objectivos para se “vender” ao seu entrevistador.
# Saiba demonstrar que as suas notas não são necessariamente um espelho do seu potencial. Competências sociais, capacidades de comunicação e aptidões de liderança são características cada vez mais valorizadas e que em nada estão relacionadas com as boas notas escolares.
# A experiência obtida no estágio é muito importante e pode constituir uma mais valia face a outros candidatos que podem até ter conseguido uma média superior mas que não tiveram uma experiência prática tão enriquecedora. Tire o melhor partido possível desta experiência prática para valorizar o seu perfil profissional.
# "Venda" entusiasmo! Na maioria das vezes, a motivação que um candidato demonstra para desempenhar determinada função é o elemento que mais capta a atenção de um futuro empregador, em detrimento de qualquer outro factor.
http://emprego.sapo.pt/guia-carreira/artigo/70/a-carreira-escrita-nas-pautas.htm