terça-feira, 10 de Novembro de 2009 | 15:17 |
«Canções de Ary dos Santos», Rua da Saudade
Davide Pinheiro
Depois de António Variações e Amália Rodrigues, chega a vez de Ary dos Santos ser homenageado, ainda que sem a pujança criativa do poeta. «Canções de Ary dos Santos» forma uma espécie de triângulo virtual com «Humanos» e «Amália Hoje». Todos diferentes na abordagem, todos iguais na forma como dão a conhecer a gerações mais recentes referências fundamentais da cultura portuguesa.
Rua da Saudade parte de uma ideia de Ary dos Santos em juntar quatro vozes femininas - Viviane, Susana Félix, Mafalda Arnauth e Luanda Cozzeti - para homenagear Ary dos Santos, no ano em que passam 25 primaveras sobre a sua morte.
Se a ideia é generosa, o resultado final é discutível. Das quatro cantoras, nenhuma compromete mas são Susana Félix e Mafalda Arnauth, esta brilhante fora do espaço do fado, claramente à vontade no momento de nadar fora de pé, quem mais brilha. Os arranjos distanciam-se amiúde do original mas raramente ultrapassam o médio (que é diferente de mediano): sóbrios, é um facto, mas sem golpe de asa.
http://discodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=36750