MAIS de vinte obras de arte, entre pintura, escultura, desenho e cerâmica, compõem a exposição colectiva de artes intitulada “Arte e Desenvolvimento III”, que estará patente na galeria da Casa de Cultura do Alto Maé, em Maputo.
A exposição que abre hoje é composta por obras de artistas como Noel Langa, Victor Sousa, Naftal Langa, Neto, Kheto, Chirindza, Casimiro Langa, Chichongue. E, na perspectiva da organização desta mostra, pretende-se que a mesma seja a plataforma de incentivo dos artistas mais novos e um legado que os artistas mais experimentados deixam para as futuras gerações.
Em “Arte e Desenvolvimento III” juntam-se três gerações diferentes, sendo a de artistas mais velhos como Noel Langa, Naftal Langa e Victor Sousa, da fase intermédia como Kheto, Neto e dos mais novos como Casimiro Langa.
A ideia também é mostrar o desenvolvimento da produção artística moçambicana e as fases por que cada artista está a passar, bem como as tendências das artes.
Vai daí que grande parte das obras em exposição seja dos últimos anos, destacando-se 2008/09.
Quanto ao facto de exporem na galeria da Casa de Cultura do Alto Maé, a ideia é promover aquele espaço, depois de ter estado encerrado por algum tempo, para efeitos de melhoramento, bem como para incentivar outros artistas a levarem as suas obras e outros materiais para aquele local que é um espaço de artes e cultura.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/924143