Página principal  |  Contato  

Correio eletrónico:

Palavra-passe:

Registrar-se agora!

Esqueceu-se da palavra-passe?

CAFEZAMBEZE
 
Novidades
  Entre agora
  Painel de mensagens 
  Galeria de imagens 
 Arquivos e documentos 
 Inquéritos e Testes 
  Lista de participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Ferramentas
 
General: MEMÓRIAS DO MUNDIAL DE 66 NO CAMINHO DE PORTUGAL
Escolher outro painel de mensagens
Assunto anterior  Assunto seguinte
Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 1 de 1 no assunto 
De: isaantunes  (Mensagem original) Enviado: 05/12/2009 09:48
Sorteio World Cup 2010

Memórias do Mundial de 66 no caminho de Portugal

por SÍLVIA FRECHES

Memórias do Mundial de 66 no caminho de Portugal

G, de grandeza, é o grupo em que ficou inserida a selecção nacional. Brasil, Coreia do Norte e Costa do Marfim são os adversários, que fazem Portugal recuar 44 anos. Na altura, Portugal foi terceiro... mas havia Eusébio

Em nome da nova união ibérica, que em 2018 poderá trazer riqueza acrescida e prestígio para os dois países, Portugal tentou "fugir" a sete pés da Espanha, campeão da Europa, no Mundial 2010. E conseguiu. Pelo menos para já. Mas em contrapartida vai ter de medir forças com o Brasil, que é apenas a selecção que mais vezes conquistou o Campeonato do Mundo: cinco títulos.

Foi à penúltima bola que a sorte de Portugal foi traçada. No seu caminho foi colocado, além do Brasil, a Costa do Marfim e a Coreia do Norte, que regressa a um Mundial 44 anos depois. O grupo, esse, ficou o G. De " grandeza", como o apelidou Carlos Queiroz, o seleccionador de Portugal, salientando a sua "dimensão universal do futebol, com África, Ásia, Europa e América Latina representadas". F de facilidades é algo que Queiroz não espera, considerando mesmo que existem "três equipas para dois lugares". Mas se Portugal calhou num grupo complicado - os brasileiros, quase em uníssono, já lhe chamam o grupo da morte -, conseguiu evitar variações de altitude. Vai jogar em três cidades - Port Elizabeth, Cidade do Cabo e Durban - situadas ao nível do mar, mas cujas condições climatéricas, na altura do Mundial, são de chuva, frio e humidade. Situação que irá ditar a escolha do local de estágio, o qual será anunciado este fim-de-semana.

O sorteio fez também Portugal recuar até ao Mundial de 66, do qual tem gratas memórias. É que dois dos adversários são os mesmos: Brasil e Coreia do Norte. Só não está a Hungria. Mas, como Queiroz lembrou, também falta Eusébio... Tal como falta Pelé. Na altura, os "Magriços" afastaram os canarinhos e chegaram ao terceiro lugar.

Recuando apenas até Novembro de 2008, chega à memória de Queiroz a goleada por 6-2, em Brasília. "Não será igual. A atmosfera do jogo é diferente. Agora somos mais consistentes e coesos." No próximo dia 25 de Junho, as duas selecções medem forças, uma partida que poderá definir o primeiro lugar do grupo. Se o Brasil confirmar o favoritismo que todos lhe atribuem, então Portugal poderá cruzar-se com Espanha (se ganhar Grupo H).

O arranque do Campeonato do Mundo está marcado para dia 11 de Junho, com a anfitriã África do Sul a enfrentar o México.

 

 

IN:http://dn.sapo.pt/desporto/seleccao/interior.aspx?content_id=1439601



Primeira  Anterior  Sem resposta  Seguinte   Última  

 
©2024 - Gabitos - Todos os direitos reservados