A 32ª edição do Rali Dakar começou oficialmente hoje, em Buenos Aires, com as 362 equipas concorrentes a deixarem junto ao obelisco da Praça da República uma multidão avaliada pela organização em mais de meio milhão de pessoas. A cerimónia de apresentação dos concorrentes à segunda edição sul-americana desta mítica prova de todo-o-terreno confundiu-se na capital da Argentina com as celebrações do Ano Novo e com as comemorações do bicentenário da independência daquele país.
Estão inscritos 134 automóveis, 151 motos, 52 camiões e 25 'quads', que deixaram Buenos Aires com destino a Colon, num percurso não competitivo. A primeira etapa disputa-se amanhã, sábado, ligando Colon a Córdoba, num total de 684 quilómetros, 251 dos quais em sector selectivo. As duas primeiras etapas vão contar com percursos ligeiramente diferentes para as motos. A organização prevê que as dificuldades dos concorrentes comecem já nos primeiros dias.
O Dakar 2010 vai ter cerca de 9000 quilómetros de prova, 4810 dos quais cronometrados, num total de 14 etapas, distribuídas entre a Argentina e o Chile. A prova termina no próximo dia 17, em Buenos Aires.
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/desporto/dakar-2010-ja-arrancou-em-buenos-aires