“Gwaza Muthini” é uma palavra que pode ser entendida a partir das suas componentes. O significado da palavra gwaza é picar ou matar com um objecto contundente, todavia, não há consensos em relação ao segundo componente, muthini: referente a inimigo; dançar; infelicidade, casa ou território. Partindo desta explicação, pode-se colocar como hipótese que gwaza muthini se referia à necessidade de matar o inimigo em sua própria casa ou território. sem um mínimo de contemplação, é consistente com o conteúdo das próprias canções.
A tradição oral refere ainda que o gwaza muthini é uma dança guerreira de origem zulu, introduzida pelos nguni durante o período da sua expansão no sul de Moçambique. Ela marcava a preparação e/ou o fim de uma batalha, conferindo aos guerreiros moral e principalmente um espírito de invencibilidade.
Em Marracuene, esta dança teria sido desenvolvida e enraizada a partir da zona de Galunde, localizada nas terras de Nyongonyane, por um grupo de anciãos que lá se haviam refugiado do xibalo.
Há referências segundo as quais esta dança era ministrada aos mancebos zulu, mais tarde tsonga, durante os seus treinos guerreiros. Outras fontes orais referem que esta dança era também efectuada antes e depois de uma campanha de conquista ou de defesa guerreira, primeiro pelos nguni durante o M’pfekane e, mais tarde, assimilada pelos guerreiros de Mahazule e outros, tendo servido de inspiração para as guerras de resistência contra a penetração colonial naquela região.
Massossoti Fernando Cossa afirma que “a dança do gwaza muthini foi um legado zulu que desempenhou um grande papel na nossa luta de resistência contra a ocupação colonial, pois, ela incutia força, coragem e perseverança nos nossos guerreiros”.
Tradicionalmente, esta dança é praticada apenas por homens, pois, somente homens podem ser guerreiros entre os zulu e mesmo entre os Mavzaya - grandes impulsionadores desta dança na região - o que, de certo modo, confirma a teoria de que eles são de origem zulu. Entretanto, ultimamente, tem havido certas clivagens no seio dos continuadores desta dança, porque em algumas zonas ela está sendo ministrada também as raparigas das escolas, chocando com os princípios dos que defendem a originalidade da prática.
Cada grupo de gwaza muthini é composto por dois mestres, conhecidos localmente por maphine ya muthini, e pelo resto dos dançarinos, os vacini, cujo número pode atingir os 250.