João Gimo Sozinho, adjunto-superintendente da PRM e chefe do Departamento das Relações Públicas no Comando provincial da Polícia da República em Tete, disse ao nosso jornal que o acidente teve lugar no povoado de Nthete-Bene, a15 quilómetros da Vila Ulongue, sede distrital de Angónia.
O mini-bus, de marca Toyota Hiace, com a chapa de matrícula MAB-13-32, de 15 lugares, e com lotação esgotada, fazia o trajecto Ulongue-Cidade de Tete, tendo embatido violentamente num camião estacionado e devidamente sinalizado.
«Passavam das 14h30 minutos da tarde do dia 31 de Janeiro, na Estrada Nacional 304, quando um chapa saído da Vila Ulongue com destino à cidade de Tete, embateu violentamente contra um obstáculo fixo (um camião) estacionado. No local perderam a vida 12 pessoas e os restantes dois feridos graves foram prontamente evacuados para o hospital Rural de Ulongue, onde na manhã de ontem vieram a perder a vida», disse João Sozinho.
O chefe do Departamento das Relações Públicas da PRM em Tete acrescentou que não se conseguiu localizar a identidade do motorista do mini-“bus” que igualmente perdeu a vida, uma vez que ficou sem a cabeça, incluindo alguns corpos dos sinistrados, encontrando-se na casa Mortuária do hospital Rural de Ulongue e diligências estão já em curso no sentido de identificação das vitimas e localização dos seus familiares.
O excesso de velocidade por parte do motorista do mini-bus!, segundo o nosso informador, foi a principal causa que originou o sinistro, uma vez que o camião estava bem estacionado e com sinalização adequada.
Nos últimos dois meses a província regista entre cinco a oito acidentes de viação semanais e, de acordo com João Sozinho, todos os sistros provocam vítimas mortais.
Os distritos de Angónia, Moatize, Changara e cidade de Tete são as principais zonas onde ocorrem acidentes de tipo choques entre viaturas, atropelamento carro -peão, carro-motorizada e carro- bicicleta.
«Estamos preocupados com o crescimento da onda de acidentes de viação nestes distritos. Todas as semanas registamos acidentes mortais. Aqui na cidade de Tete estamos a trabalhar no sentido de sensibilizar os automobilistas e motociclistas sobre a necessidade do respeito ao Código de Estrada”.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/962381