Marinela Rodrigues eleita a melhor estilista estabelecida do MFW 2009
Esforço e perseverança no trabalho
Pela terceira vez a estilista moçambicana Marinela Rodrigues foi considerada a melhor do Mozambique Fashion Week 2009, evento que exalta a actividade dos profissionais da moda no nosso país e que conta com a participação de estrangeiros.
Após participar no concurso destinado aos estilista estabelecidos (que abraçaram esta carreira há algum tempo e que tem créditos firmados), Marinela Rodrigues foi eleita a melhor por um júri que contou com a participação de reputados estilistas estrangeiros. “Não esperava ser eleita a melhor, sei que fiz um trabalho bonito, mas foi uma grande coincidência conquistar este prémio”, reagia assim Marinela Rodrigues após o anúncio do resultado do concurso.
Para a quinta edição do MFW, Marinela apresentou uma colecção bem diferente das anteriores participações, tendo optado por uma linha mais comercial, a base do jeans misturado com capulana moçambicana. “Apresentei uma colecção com muita cor, cujo tema era as ´Calças do meu Namorado`, em que os tamanhos das calças eram maiores e só serviam na cintura das modelos, para que as pessoas ficassem confusas e questionassem: será que as calças são dela ou do namorado? Para apresentar esta colecção inspirei-me no dia-a-dia e na minha pessoa, pois considero-me uma pessoa simples ”.
Esta é a terceira vez que Marinela Rodrigues conquista o título de Melhor Estilista Estabelecida do MFW, tendo alcançado título idêntico nos anos de 2006 e 2007. Para esta estilista conquistar uma distinção no MFW significa um desafio para os tempos que se seguem, pois “estas distinções obrigam-nos a melhorar o nosso trabalho, dado que as pessoas passam a ser mais exigentes com aquilo que criamos”.
Instada a comentar o actual estágio da moda em Moçambique, Marinela considerou que está a evoluir significativamente, sendo que a meta agora passa por “pressionar os governantes para que criem uma escola de moda e convencer aos patrocinadores no sentido de apostarem cada vez mais nesta arte”.
Quanto à sua carreira, que iniciou em 2004, a estilista revelou que o início não foi fácil, “mas agora a situação é bem diferente, dado que já tenho muitos contactos que permitem participar em vários eventos em Moçambique e no estrangeiro. Já participei num festival de moda em Lisboa, Portugal, e em 2007 tive uma experiência interessante com a Sheila e Adélia Tique, onde trocamos impressões com estilistas sul-africanos, tendo contribuído para que mudássemos a nossa abordagem nesta área de moda, dando impulso às nossas carreiras”.
Marinela é uma das estilistas que subscreve a opinião de que é possível viver graças aos proventos adquiridos na moda, mas sublinha que para tal “é preciso muito esforço e perseverança no trabalho que fazemos, sendo por isso que digo aos que acabam de abraçar a carreira não devem desistir de lutar para alcançar os seus sonhos”.
http://mulher.sapo.mz/moda-beleza/tendencias-novidades/marinela-rodrigues-6294-0.html