Só nos lembramos dele quando chove e mesmo assim, tentamos evitar ao máximo ter de transportá-lo. Foi a pensar nisso que Alan Kaufman decidiu inventar um novo guarda-chuva. O Nubrella mais do que uma aposta no design é uma escolha especialmente concebida para o século XXI – prática, acessível e aerodinâmica.
Os guarda-chuvas são sempre pouco funcionais: as varetas partem-se ou dobram, a sua manipulação requer espaço em redor, a protecção que oferece torna-se pouca ou nenhuma se houver vento e precisamos sempre de uma mão para o segurar (duas, se o vento for muito forte).
Agora, o nome chapéu-de-chuva assume um novo conceito e já está a ser comercializado. Funciona basicamente como um chapéu desdobrável que se fixa sobre os ombros com uma alça regulável, deixando ambas as mãos livres e para guardá-lo é bastante simples, já que adquire a forma de um arco, pode ser transportado ao ombro, à tiracolo ou tiradorso.
Alan Kaufman, o inventor do produto, disse em entrevista à ABC, que o nubrella foi inventado por acidente, quando passeava pela cidade sob uma chuva forte, foi então que a imagem lhe surgiu na cabeça. Em 2008, registou a patente e fundou a Nubrella Inc, iniciando uma produção em massa. Os novos guarda-chuvas já estão comercializados em 50 países e em breve devem chegar a Portugal.
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39524&op=allNovo guarda-chuva mãos-livres