Portugal constrói centrais fotovoltaicas em Moçambique
Ontem
Joana Amorim, em Maputo
Portugal vai construir pequenas centrais fotovoltaicas em Moçambique para abastecimento de escolas, hospitais e aldeias.
O anúncio foi feito, hoje, quarta-feira, pelo primeiro-ministro português, José Sócrates, após um encontro com o presidente moçambicano, Armando Guebuza.
Segundo o JN apurou, o investimento ronda os 10 milhões de euros. A construção das centrais fotovoltaicas insere-se nos vários acordos de cooperação assinados entre Portugal e Moçambique, com destaque para as energias renováveis.
“Temos o maior gosto em partilhar com Moçambique o nosso desenvolvimento tecnológico na área da energia, em particular na solar”, frisou Sócrates. Guebuza, por sua vez, sublinhou que “o investimento português está a fazer a diferença e vai fazer a diferença”, lançando um apelo “aos empresários portugueses, para que invistam mais em Moçambique, criando bases sólidas”.
Portugal e Moçambique acordam cimeira anual
Portugal e Moçambique acordam, hoje, quarta-feira, a realização de cimeiras anuais para aprofundar as relações políticas e económicas entre os dois países. O anúncio foi feito por José Sócrates e Armando Guebuza, após a assinatura de vários acordos de cooperação.
“Esta institucionalização é um passo histórico que só é possível ter sido dado depois de se terem afastado vários problemas, o último dos quais Cahora Bassa”, disse o primeiro-ministro português.
O presidente angolano aproveitou a ocasião para sublinhar o trabalho desenvolvido em Portugal, “que ajuda a cimentar e a reforçar a amizade” existente entre os dois países.