Página principal  |  Contato  

Correio eletrónico:

Palavra-passe:

Registrar-se agora!

Esqueceu-se da palavra-passe?

CAFEZAMBEZE
 
Novidades
  Entre agora
  Painel de mensagens 
  Galeria de imagens 
 Arquivos e documentos 
 Inquéritos e Testes 
  Lista de participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Ferramentas
 
notcias: Cplp debate futuro da língua portuguesa na arena internacional
Escolher outro painel de mensagens
Assunto anterior  Assunto seguinte
Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 1 de 2 no assunto 
De: isaantunes  (Mensagem original) Enviado: 25/03/2010 21:22

Cplp debate futuro da língua portuguesa na arena internacional

25 de Março de 2010, 15:30

CPLPDurante uma semana, representantes dos sete Estados membros, escritores, académicos, jornalistas e outros profissionais directamente vinculados à difusão da língua vão debater o futuro do português nas organizações internacionais.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, iniciou esta quinta-feira, em Brasília, uma reunião para examinar oportunidades, desafios e instrumentos para a valorização da língua portuguesa e sua projecção no cenário internacional.

Durante uma semana, representantes dos oito Estados membros, escritores, académicos, jornalistas e outros profissionais directamente vinculados à difusão da língua vão debater o futuro do português nas organizações internacionais, incluindo a ONU.

Papel

O encontro terminará no dia 31 com a realização de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros da organização, que fará recomendações sobre estratégias e acções para a projecção do idioma à próxima cimeira da Comunidade em Luanda, ainda este ano.

O Secretário de Estado português da Cooperação e Negócios Estrangeiros, João Cravinho, disse à Rádio ONU, em Nova Iorque, que o papel do Brasil será crucial na valorização da língua portuguesa a nível internacional.

"Acreditamos que de aqui a poucos anos o português será uma língua de trabalho nas Nações Unidas. Para chegar a esse objectivo temos de ultrapassar alguns obstáculos. Um é o financiamento, mas isso acredito que será ultrapassado, não é algo de instransponivel. Outro obstáculo é a demonstração da relativa especificidade da língua portuguesa" afirmou.

Reuniões

João Cravinho, que se encontra em Nova Iorque para uma série de reuniões no quadro da ONU, vai participar na fase final do encontro de Brasília.

Várias actividades culturais decorrerão em paralelo à conferência, incluindo a leitura de trechos de obras literárias de autores de língua portuguesa, pela cantora, Maria Bethânia.

Rádio ONU




Primeira  Anterior  2 a 2 de 2  Seguinte   Última  
Resposta Eliminar Mensagem  Mensagem 2 de 2 no assunto 
De: potencio Enviado: 26/03/2010 10:50
De: S.S. Potêncio, Embora eu já tivésse "cunhecimento" destes debates aqui na capital do Reino Tupiniquim... eu nada fiz (melhor dizendo nada escrevi ) a respeito, por causa que os participantes ainda estão a dormir... Vale lembrar aos Leitores do nosso grupo (CPLP = COM POTENCIO LEMOS PORTUGUÊS) que primeiro é preciso todos estarem acordados senão o português não anda!... Lá na ONU a adoção da Lingua Portuguesa ainda não foi aprovada porque o "escrivão-mor" da corte não sabe se há-de linotipar adoção ou adopção!?... hein? hein??? (*) linotipar é uma forma do verbo ler no tipo de português que escreve sem estar acordado! Abraço a voismecê!.. Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano


 
©2025 - Gabitos - Todos os direitos reservados