Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Cidadãos duvidam da seriedade do Governo de Tete
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 05/04/2010 18:55
Implementação do programa de alfabetização de adultos
Cidadãos duvidam da seriedade do Governo de Tete

Tete (Canalmoz) – A falta de seriedade demonstrada pelo Governo de Tete, nos últimos anos em que foi liderado por Idelfonso Muananthata, custou a perda da credibilidade aos olhos dos cidadãos. Recentemente, no lançamento do programa de alfabetização de adultos, através da rádio, foi notória a desconfiança dos cidadãos face às promessas do Governo.
Depois de a secretária do Governo provincial anunciar que a província vai receber 1 226 rádios para beneficiar cerca de 100 mil pessoas que vão ser alfabetizadas na província, os cidadãos destinatários da alfabetização mostraram-se reticentes quanto ao cumprimento desta promessa, chegando a afirmar que só depois da materialização das promessas do Governo local é que iriam levar a sério a alfabetização.
O lançamento do programa de alfabetização e educação de adultos, através da rádio, foi feito na província de Tete, na vila do Songo, na semana passada.
Alguns destinatários do programa de alfabetização, entrevistados pelo nosso jornal à margem do lançamento do programa, apelaram ao Governo para transformar as suas promessas em acções, visto que “muitos projectos que o Governo aprova em benefício da população não chegam a ser materializados”.
António Rui, destinatário da alfabetização, disse ao nosso jornal que está satisfeito com o lançamento do programa e com as promessas anunciadas, mas lamentou que o Governo provincial tenha feito a abertura oficial do programa antes de distribuir os respectivos aparelhos receptores (rádios) aos destinatários.
“Percebi que o material ainda não chegou à província, mas já adiantaram com o lançamento solene do programa, o que não é estranho. Para mostrarem a sua seriedade, deviam fazer o esforço de entregarem os rádios com antecedência”, disse, duvidando das promessas do Governo.
O nosso interlocutor referiu ainda que o Governo local já prometeu implementar muitos projectos que beneficiariam a população, mas que não tiveram sucesso. A título de exemplo, António Rui falou do programa de produção de alimentos, que está a revelar-se um fracasso, visto que milhares de pessoas continuam a padecer com a fome em Tete.
Este cidadão recordou que a direcção provincial de Educação de Tete tem dívidas acumuladas com professores, que são obrigados a dar horas extras, devido à exiguidade do corpo docente na província, apelando para que esta situação não se venha a verificar com os formadores do programa de alfabetização de adultos.
“Espero que não venha acontecer o mesmo com os formadores deste grupo, porque se isso acontecer, acredito que vai resultar na paralisação da formação”, disse.
Outra destinatária da alfabetização de adultos, Natércia Bande, residente no Songo, louvou a iniciativa do Executivo, referindo que o mesmo vai ajudar a aprender a ler e escrever quem não teve oportunidade de fazê-lo em idade escolar. Porém, esta cidadã também apelou ao Governo para garantir que este programa não “morra no papel”.

Governo promete seriedade

Segundo a secretária permanente do Governo provincial de Tete, Albertina Tivane, a Educação constitui um instrumento importante para o desenvolvimento do país e da província, em particular, e por isso é uma prioridade do Executivo.
O programa de alfabetização, designado “Novos caminhos para aprender”, constitui uma oportunidade para os adultos se alfabetizarem num espaço de tempo de quatro meses consecutivos, usando meios didácticos diversos, como a cartilha, o rádio e o CD.
A província de Tete já começou com o programa de alfabetização por via rádio nos distritos de Angónia, Cahora Bassa, cidade de Tete, Mágoè e Moatize, beneficiando 1 444 pessoas.
Tete tem uma taxa de analfabetismo de 56%, de um universo populacional de 1 783 967 de habitantes, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, referentes ao Censo Geral de 2007.

(Jorge Mirione)

2010-04-05 06:17:00

 

http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=7654



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados