
A presidente do grupo Whatana, Graça Machel, foi recebida esta manhã, no palácio de Belém, pelo Presidente da República Cavaco Silva, em audiência privada.
Graça Machel está em Portugal para participar num encontro empresarial, “O Mercado da África Austral”, organizado pela agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que se realiza esta semana, em Lisboa.
"A convite do doutor Basílio Horta, estou aqui para me encontrar com várias entidades empresariais portuguesas no sentido de se encontrar formas concretas de facilitar a penetração de empresas portuguesas no mercado da África Austral; mais do que a presença empresarial de empresas portuguesas em Angola e Moçambique, o objectivo é entrar na África do Sul e através deste país em toda a região austral", disse Graça machel, à saída da audiência.
A AICEP e o Whatana Investment Group assinaram, recentemente um memorando de entendimento para promover investimentos portugueses, tanto em Moçambique como nos restantes países da África Austral.
O Whatana Investment Group é uma sociedade de investimentos criada em 2005, que tem interesses e participações em várias empresas dos sectores da logística, telecomunicações, sector financeiro, recursos minerais e energia.
As duas instituições comprometeram-se a colaborar na contribuição para o desenvolvimento sustentável de Moçambique e da África Austral.
Do programa da visita de Graça Machel, consta ainda um encontro com o primeiro-ministro José Sócrates.
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1057217.html