Que o cigarro faz mal à saúde, todo a gente sabe: causa cancro do pulmão, da boca e esófago, piora as condições cardiovasculares e contribui para o envelhecimento precoce das células em geral. O que não se sabia é que ele pode sugerir um QI (coeficiente de inteligência) baixo nos fumadores. Isso quer dizer que quem fuma é burro? Não se pode julgar o coeficiente de inteligência das pessoas sob essa óptica, mas uma pesquisa com mais de 20 mil soldados israelitas mostrou que os fumadores têm QI mais baixo do que os não fumadores e que, quanto mais eles fumam, menor é o seu QI.
Os homens jovens que fumam um maço de cigarros ou mais por dia tiveram cerca de 7,5 pontos abaixo dos não fumadores. Segundo o grupo que fez a pesquisa, liderado por Mark Weiser, do Centro Médico Sheba de Tel Hashomer, adolescentes que têm baixo QI devem ser submetidos a programas para prevenir que sejam fumadores.
A pesquisa, publicada no U.S. National Library of Medicine National Institutes of Health, diz que enquanto há evidências da relação entre o fumo e baixo QI, muitos estudos têm-se baseado em testes de inteligência aplicados na infância, incluindo pessoas com distúrbios mentais e de comportamento. Os dois últimos casos estão mais suscetíveis ao fumo e a ter QI baixo.
Para melhor entender a relação entre fumo e QI, os pesquisadores israelitas trabalharam com 20.211 soldados de 18 anos recrutados para o Exército de Israel. O grupo não incluiu ninguém com problemas mentais uma vez que esse tipo de doença desqualifica o cidadão para o serviço militar.
De acordo com os investigadores, 28% dos participantes fumavam pelo menos um cigarro por dia, cerca de 3% disseram ser ex-fumadores e 68% nunca haviam fumado. Os fumadores foram muito pior nos testes de inteligência e isso manteve-se mesmo depois que os cientistas os dividiram por nível socioeconómico e escolaridade do pai do recruta.
O QI médio para não fumadores foi de 101, enquanto que para os jovens que começaram a fumar antes de entrarem para o Exército deu 94. Esse número cai de acordo com o número de cigarros que o sujeito fuma por dia: de 98 para quem fuma de um a cinco cigarros ao dia para 90 àqueles que tragam mais de um maço diariamente. Os jovens que não fumavam antes, mas passaram a fumar depois de entrar para a carreira militar atingiram 97 pontos. QI entre 84 e 116 é considerado médio.
Os investigadores também compararam o QI de 70 pares de irmãos no grupo, em que um deles não fumava e o outro, sim. Novamente, o QI médio dos irmãos não fumadores foi maior do que os que fumam. Esses resultados sugerem que indivíduos com QI mais baixo são mais propensos ao fumo e não que os cigarros tornam as pessoas menos inteligentes.
Fonte: Arco da Velha
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1058512.html