Pagina principale  |  Contatto  

Indirizzo e-mail

Password

Registrati ora!

Hai dimenticato la password?

CAFEZAMBEZE
 
Novità
  Partecipa ora
  Bacheche di messaggi 
  Galleria di immagini 
 File e documenti 
 Sondaggi e test 
  Lista dei Partecipanti
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Strumenti
 
noticiasdetete: Tete: Concluída restauração da base Chicondamoyo
Scegli un’altra bacheca
Argomento precedente  Argomento successivo
Rispondi Elimina messaggio  Messaggio 1 di 1 di questo argomento 
Da: isaantunes  (Messaggio originale) Inviato: 29/04/2010 21:23

Tete: Concluída restauração da base Chicondamoyo

FORAM já concluídas as obras de restauração da base Chicondamoyo, na província de Tete – um importante reduto da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), durante a luta armada de libertação nacional.
Maputo, Quinta-Feira, 29 de Abril de 2010:: Notícias
 

As obras consistiram fundamentalmente na restauração dos protótipos das cabanas, rearrumacao das pedras nas bermas, melhoramento dos acessos e respectiva limpeza. Foram ainda feitos e melhorados os letreiros metálicos e colocados nos devidos lugares. Falta apenas uma parte do equipamento para o pleno funcionamento da sala de exposições, segundo o balanço anual do plano económico e social da província de Tete, datado de Abril corrente a que o “Notícias” teve acesso.

O mesmo balanço refere ainda que a província recolheu em 2009,  955 biografias dos combatentes, contra as 690 recolhidas durante o ano anterior, o que corresponde a um crescimento de cerca de 38,4 porcento de realização.

A reabilitação desta base insere-se nos esforços governamentais que visam a preservação da história e de todo o património da luta armada de libertação nacional.

A província de Tete possui nos seus registos 7295 combatentes dos quais 6561 beneficiam de diversas pensões, nomeadamente de reforma, de invalidez, de sobrevivência, bónus de participação e subsídio por morte. Outros 3.556 combatentes e seus dependentes beneficiam de assistência médica e medicamentosa. Requereram a fixação de pensões de reforma 255 combatentes, segundo dados contidos do referido balanço.

Ainda segundo os mesmos dados, Tete emitiu 844 cartões de identificação do combatente, das 1214 fichas recolhidas.

ESTADO/COMUNIDADE DE MÃOS DADAS

Maputo, Quinta-Feira, 29 de Abril de 2010:: Notícias
 

A província de Tete conta actualmente com 1178 líderes comunitários, dos quais 176 do primeiro escalão, beneficiam de subsídios, mantendo-se uma articulação entre o Estado e as autoridades comunitárias.

Segundo o balanço em alusão, a província de Tete acaba de reconhecer 38 líderes comunitários do segundo escalão e atribuiu 1336 unidades completas de fardamento. Efectuou igualmente o levantamento dos líderes comunitários do terceiro escalão, sendo que dados preliminares indicam a existência de 2414.

Estes lideres desenvolvem acções referentes à mobilização das populações na manutenção da rapariga na escola, criação de feiras agro-pecuárias, manutenção das vias de acesso, sensibilização da população para a sua retirada das zonas de risco, em casos de inundações ou cheias, sensibilização da população por forma a não vender os excedentes agrícolas em garantia da segurança alimentar e organização dos conselhos de policiamento comunitário.

Sensibilizam igualmente para o aumento das áreas de cultivo, para as campanhas de saneamento do meio ambiente, para a alfabetização e educação de adultos, controlo das queimadas, prevenção e combate ao HIV/SIDA, produção de tijolos para a construção de casas melhoradas, salas de aulas, residências de chefes das localidades e respectivas secretarias, entre outras acções.

O documento refere que o relacionamento entre os órgãos locais do Estado e os órgãos autárquicos é salutar, caracterizando-se pela troca permanente de informações sobre os diversos assuntos de interesse comum, no quadro da implementação dos programas resultantes dos manifestos eleitorais.

 
O poder local está de mãos dada com o Governo em Tete
O poder local está de mãos dada com o Governo em Tete

GESTÃO ADMINISTRATIVA

Maputo, Quinta-Feira, 29 de Abril de 2010:: Notícias
 

De acordo com o balanço, os distritos tem vindo a observar os procedimentos de planificação distrital participativa, ao envolverem os Conselhos Consultivos Locais na identificação, priorização e aprovação dos projectos a serem executados.

A selecção dos projectos financiados é feita com o envolvimento destes conselhos, em obediência aos limites atribuídos para cada localidade e as condições de sustentabilidade dos projectos submetidos.

O documento refere ainda que a aplicação dos recursos alocados para a componente infra-estruturas, observa as prioridades definidas nos planos estratégicos distritais. Mas, em geral, estes recursos financiam projectos tendentes à criação de condições de trabalho e de habitação para os funcionários públicos, assim como a construção e reabilitação de infra-estruturas sociais.

Consta do relatório que visando garantir a sustentabilidade dos projectos financiados, são realizadas visitas de supervisão aos distritos por uma equipa provincial. Por sua vez, os governos distritais, em coordenação com os membros dos Conselhos Consultivos distritais realizam visitas aos projectos financiados na base do Fundo de Investimento de Iniciativas Locais. Ainda com o mesmo objectivo, em 2009 foi iniciada a formação dos beneficiários e candidatos a financiamento, em matérias de gestão de pequenos negócios, abrangendo um total de 544 elementos nos distritos.

O Governo provincial de Tete mostra-se satisfeito com os níveis de reembolsos registados. Estes mostram uma tendência crescente de ano para ano, de tal forma que de 2008 a 2009 o volume de recursos reembolsados passou de 5,38 para 7,37 milhões de meticais, representando um crescimento de 37 porcento. Contudo a cifra reembolsada situa-se abaixo do plano de reembolso de 2009, ao representar apenas oito porcento.

Em conclusão, o Governo provincial entende que a aplicação do Fundo de Investimento de Iniciativas Locais, vulgo sete milhões, tem vindo a impulsionar o desenvolvimento económico e social dos distritos, assumindo um papel importante na consolidação do processo de descentralização. Permite igualmente responder a concepção e implementação local de projectos de desenvolvimento comunitário.

Com efeito, em 2009 foram financiados 1499 projectos, sendo 684 vocacionados à produção de comida e 815 à geração de rendimentos.

Sobre o impacto social, o documento indica que foram criados 8893 empregos, dos quais 2578 para mulheres, representando 29 porcento. Aumentou, igualmente a mecanização agrícola com reflexos no incremento da produção agro-pecuária, expandiu-se a rede de comercialização rural, com o surgimento de estabelecimentos comerciais e turísticos de pequeno e médio portes e melhorou a rede de transporte a nível das zonas rurais, tais como viaturas, motorizadas, bicicletas, entre outros.

Relativamente ao impacto sociocultural, os fundos permitiram a melhoria da educação das famílias, o impulso ao movimento associativo, a criação e coesão da sustentabilidade económica de algumas famílias rurais, aumentou o nível de confiança no seio das famílias e despertou a consciência empreendedora das comunidades rurais.

Na área sociopolítica os sete milhões permitiram o fortalecimento da liderança ao nível das zonas, com a criação dos Conselhos Consultivos locais em todos os distritos, postos administrativos e localidades, a criação de maior articulação entre a população e os governos locais e proporcionada maior confiança politica entre a população e os governos locais.

Ponte Samora Machel em reabilitação
Ponte Samora Machel em reabilitação

ESTRADAS E PONTES

Maputo, Quinta-Feira, 29 de Abril de 2010:: Notícias
 
De acordo com o relatório do Governo provincial, a extensão da rede de estradas de Tete é de 4308 quilómetros, sendo 2932 quilómetros de estradas classificadas e 1376 quilómetros não-classificadas, representando 68 e 32 porcento respectivamente.

Da extensão da rede classificada, 528 quilómetros constituem rede primária; 1188 a rede secundária; 823 a rede regional e 393 a rede vicinal.

Em termos de pavimento, a província possui 829 quilómetros de estradas asfaltadas, 938 terraplenadas, 1120 em terra natural de estradas classificadas e 1376 em terra natural não- classificadas.

No entanto, segundo o relatório a transitabilidade da rede classificada situa-se em 2137 quilómetros, o que corresponde a 82 porcento da extensão total que é de 2932 quilómetros.

Neste momento está em curso a reabilitação da Ponte Samora Machel, cuja conclusão das obras está prevista para o próximo mês de Agosto.

O documento indica que acaba de ser concluída a construção da ponte sobre o rio Madamba, no povoado do mesmo nome, concluída a obra de construção da ponte sobre o rio Gundane, no povoado de Chuweza e concluídas as obras de reparação de emergência da estrutura da ponte na EN9, ligando Tete/Cassacatiza.

 

http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1015911



Primo  Precedente  Senza risposta  Successivo   Ultimo  

 
©2024 - Gabitos - Tutti i diritti riservati